Escolas municipais retornam suas atividades educacionais e pedagógicas

Escolas municipais retornam suas atividades educacionais e pedagógicas

Enquanto as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) planejam a organização das turmas para o acolhimento as famílias e alunos, que ocorrerão de forma remota no dia 08 de fevereiro, o Ensino Fundamental I e II, do 1º ao 9º ano, inicia a orientação junto as famílias em relação aos conteúdos digitais (didáticos e pedagógicos) para a realização das aulas de forma remota.

O Prefeito Adauto Scardolli, reiterou sobre a importância de que a Educação do município aja de acordo com as decisões e orientações definidas pelo Comitê de Contingência da Covid-19 de Matão, formada por especialistas da área de saúde, “estamos preocupados com a saúde de nossas crianças, por isso tudo deve ser preparado pelas equipes de Educação, a fim de dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, tomando rigorosos cuidados com os protocolos de higiene e distanciamento coletivo”.

O Secretário da Educação do Município de Matão, Alexandre Luiz Martins de Freitas, explicou que: “começa hoje oficialmente o ano letivo, por causa da obrigação de cumprir 200 dias letivos em 800 horas/aulas anuais, sendo de forma remota ou presencial e, como há algumas aberturas dentro do calendário, com uma margem para reorganização, então a população pode ficar tranquila, pois todos os esforços necessários estão sendo feitos na busca pela recuperação das possíveis defasagens na aprendizagem dos alunos”. Alexandre explicou ainda que: “como todas as crianças e adolescentes foram aprovados, mesmo apresentando dificuldades de aprendizagem dos conteúdos educacionais, faz-se necessário uma força tarefa após a reunião de integração com todas as diretoras nomeadas, a fim de traçar um plano estratégico e metodológico que deverá nortear a retomada das aulas neste mês de fevereiro de 2021, já traçando um plano de ação para até 2022”.

Segundo a diretora do Ensino Fundamental I, Andrea Andreatti, “o objetivo das reuniões dos (as) diretores (as) e professores (as) de todas as escolas municipais de Matão, ocorridas hoje, devendo perdurar durante toda a semana, é definir a retomada das aulas, pensando em resolver as questões de recuperação da aprendizagem”. As professoras estão utilizando-se de múltiplas plataformas digitais e educacionais na tentativa de conectar os alunos matriculados no ano passado, via internet. Tais como: teams; meet; zoom. E quando não conseguem por meio desses canais tentam encontrá-los via redes sociais, como whatsaap e facebook.

Os alunos que não tem acesso a internet receberão um material com conteúdos digitais, preparados pelos professores, para que possam desenvolver atividades pedagógicas em casa. Aqueles que não foram matriculados devem ir até a escola mais próxima das 8h as 17h para conversarem com as diretoras, que após um estudo de caso, farão a matrícula do aluno.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?