Escolas recebem medidas de segurança preventivas em Matão

Diante dos recentes ataques envolvendo estudantes e professores em outras localidades do país, com o objetivo de garantir a tranquilidade dos estudantes, profissionais da educação e dos pais e responsáveis, a Prefeitura de Matão, de forma articulada e integrada, criou um plano de ação para garantir o reforço das medidas preventivas de segurança, que passam a ser adotadas nas escolas municipais. O plano é composto da implementação de medidas como controles de acesso e procedimentos de verificação, além de procedimentos que permitam a identificação dos usuários e que sejam adequados ao ambiente escolar e reforço com ronda escolar.

“É compreensível a preocupação de todas as pessoas mediante às tragédias recentemente ocorridas em nosso país, mas é preciso salientar que estamos tomando as medidas que precisam estar articuladas entre o poder público e nossas famílias, para que nossos estudantes e profissionais se mantenham nas escolas. Infelizmente, a disseminação de notícias falsas compartilhadas nas Redes Sociais causa o pânico em muitas pessoas e atrapalha a atuação das autoridades de segurança. É preciso responsabilidade para que este alarmismo maldoso não prejudique ainda mais esta situação que todos estamos enfrentando”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Nesta semana, representantes da Secretaria de Educação e Cultura participaram de uma reunião entre diversas representatividades, onde o Capitão da 4ª Companhia da Polícia Militar de Matão, Rodrigo Lopes, fez algumas orientações aos profissionais das Redes Municipal e Estadual. Além de informar quanto à intensificação das rondas escolares durante as atividades operacionais, o policiamento também será intensificado através Atividade Delegada” e da DEJEM, as quais policiais militares e podem atuar na segurança da cidade nos dias de folga.

Diante das orientações, a Secretaria Municipal de Educação criou algumas estratégias que passam a ser adotadas no ambiente escolar, sob a supervisão dos membros do Comitê de Gerenciamento, formado com a participação e apoio dos diretores das escolas municipais.

A Prefeitura de Matão também destinou duas viaturas que passam a atuar exclusivamente para o serviço de ronda escolar. As equipes da Guarda Municipal, ao longo do dia, amplia o serviço de patrulhamento preventivo no entorno das 28 unidades de ensino municipal.

Junto a estas providências, as autoridades de Segurança e Educação solicitam que os pais fiquem atentos ao comportamento e mantenham o dialogo com os filhos e a escola. Também importante que os responsáveis revisem diariamente as mochilas dos filhos e fiquem alerta ao conteúdo que os mesmos têm acesso nos meios digitais.

“Somando-se a todas essas medidas de segurança, acrescentamos a nossa confiança indubitável no poder transformador da educação e na construção do ser humano. Somente uma educação democrática e solidária, que acredita no ser humano, pode construir uma cultura de paz nas escolas e no seio da sociedade”, acrescentou o secretário de Educação e Cultura, Alexandre Luiz Martins de Freitas.

Medidas:

– Instalação de “porteiros eletrônicos” nas escolas. O equipamento de videofones ajuda na identificação do visitante, já que o aparelho transmite a imagem e o áudio do visitante.

– Os horários de atendimento à comunidade escolar pela Direção das Unidades de Educação Infantil ficaram restritos das 09h00 às 10h00;

– A Unidade de Educação Infantil de São Lourenço do Turvo terá dois horários para a saída das crianças do período integral, às 15h30 e às 17h00, em razão dos pais que trabalham na Predilecta.

– Os horários de atendimento nas Secretarias das Escolas de Ensino Fundamental e Médio ficaram restritos das 09h00 às 10h00 e das 14h00 às 15h00.

– Os pais devem priorizar o contato com a escola pelo telefone e que , se necessário, atendimento presencial, façam agendamento de dia e horário.

– É orientado que a escola providencie em cada sala de aula a permanência da chave para, que se necessário, possa fechar as salas em situação de insegurança das crianças.