No domingo (27), a Prefeitura de Matão dará início a um projeto piloto de realocação da tradicional “Feira do Bosque”, atualmente realizada na Avenida São Paulo, no cruzamento com a Rua Francisco Mastropietro. A proposta faz parte de um estudo técnico e logístico de mobilidade urbana e de incentivo à economia local, que visa melhorar a fluidez de veículos na região, a acessibilidade dos frequentadores, além de ofertar mais espaço e melhores condições de trabalho aos feirantes e movimentar a economia da cidade.
O prefeito Cido Ferrari destacou a importância de testar novas soluções que beneficiem tanto os comerciantes quanto a população que frequenta a feira. “Esse projeto é um teste para verificarmos as possibilidades de uma realocação permanente ou ajustes necessários. O apoio dos feirantes foi essencial para essa mudança e esperamos que o resultado seja positivo para todos, pois nosso objetivo é garantir a melhor experiência para a população e, ao mesmo tempo, estimular a economia local ”, afirmou.
A “Feira do Bosque” ocorre atualmente em um trecho da Av. São Paulo, com início a partir da Rua Ottoni Correa, se estendendo até a Av. Francisco Mastropietro e nela converge à direita, até o cruzamento com a Av. Alagoas. A disposição atual das estruturas das barracas e veículos dos trabalhadores impactam significativamente em diversas vias do bairro causando interrupções na Rua Bahia, na Rua Amazonas, na Rua Enzo Castelaine e na Rua Guido Cardim.
Com a nova localização temporária as barracas serão transferidas para a Avenida Francisco Mastropietro, liberando totalmente a Avenida São Paulo entre o trecho que corresponde a Rua Ottoni Correa e a Av. Francisco Mastropietro. Inicialmente o projeto foi aprovado pelos feirantes, que apoiaram a mudança com o objetivo de avaliar o impacto positivo na organização e no acesso à feira.
“Ressaltamos que essa iniciativa é parte de um projeto para otimizar o uso dos espaços públicos e garantir maior fluidez nas vias urbanas, sem comprometer a experiência dos frequentadores da feira e dos feirantes. Durante o período de teste, as equipes de trânsito estarão presentes para orientar motoristas e pedestres, garantindo a segurança e a organização do fluxo nas imediações”, explicou o secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi.
Para garantir uma distribuição justa e equilibrada, a disposição das barracas será organizada pelo Departamento de Fiscalização e Posturas, assim como durante as primeiras semanas de transição, as equipes do Departamento de Trânsito ficarão no local para garantir a organização e orientar sobre a ocupação dos espaços.
Além da Feira do Bosque, Matão conta com outras feiras tradicionais em diferentes bairros, como a Feira do Bairro Alto, na Avenida Campos Sales (sábado); a Feira do Produtor Rural, que ocorre às quartas-feiras, na parte externa do Ginásio de Esportes “Décimo Chiozzini”; a Feira da Vila Santa Cruz, na Av. Teófilo Dias de Tolêdo (sexta-feira).
Além destas também existem com menor quantidade de barracas e que resistem ao tempo mantendo a tradição, como a Feira do jardim Popular, na Avenida Mato Grosso do Sul; a Feira do jardim Santa Rosa, na Rua Aristodemo Pompeu Lanza (terça-feira); a Feira do jardim Buscardi, na Rua Itápolis (quarta-feira); Feira jardim do jardim Paraíso, na Rua Tito Burini (sexta-feira); a Feira da Nova Cidade, na Rua Vereador Amauri Squisatti (sexta-feira);a Feira do jardim São José, na Avenida Sebastian Alcausa Fernandez (quarta-feira); a Feira do jardim Pereira, na praça Antônio Pereira (quinta-feira); e a Feira do jardim Primavera, na Avenida Luiz Rodrigues Esteves, ao lado Igreja São Francisco.
Recentemente foi criada através da Lei 5.513/2021, de autoria do vereador Paulo Bernardi, a “Feira de Artesanato, Artes e Antiguidades de Matão”, que está acontecendo mensalmente de forma itinerante. O projeto da Prefeitura de Matão para esta Feira também é promover um teste e ampliar o calendário com a introdução de shows musicais e outros atrativos
As próximas edições acontecem no dia 09 de novembro, na praça “Beatriz Zanardi”, na Vila Cardim e no dia 21 de Dezembro, ao lado da nova Unidade de Saúde do Parque das Laranjeiras. A programação será divulgada nas páginas oficiais da Prefeitura.