Exposição fotográfica “Filhos de Luz” está na Casa da Cultura

Exposição fotográfica “Filhos de Luz” está na Casa da Cultura



Na sexta-feira (01), a Casa da Cultura de Matão abriu suas portas para a exposição fotográfica “Filhos de Luz – a umbanda e suas vertentes no interior paulista”, efetuada pelo fotógrafo Gustavo Francisco. A exposição inaugurou o Fórum de Cultura Negra na cidade, abordando a riqueza cultural e espiritual da Umbanda e suas representações e faz parte da programação cultural em celebração ao dia da Consciência Negra (20 de novembro). O projeto foi selecionado pelo Edital Cultural nº 03/2023, como parte da Lei Paulo Gustavo, fortalecendo a valorização e visibilidade das religiões de matriz africana na região.

O prefeito Cido Ferrari prestigiou o evento de abertura, junto a presidente do Fundo Social, Márcia Ferrari e destacou a relevância da exposição: “A iniciativa representa uma oportunidade de conhecer e valorizar as diferentes manifestações culturais e religiosas presentes em nossa cidade. Esta exposição é um convite para a compreensão e o respeito à diversidade, promovendo a inclusão e o diálogo.”.

Com fotografias marcantes, a exposição traz modelos, que são praticantes da umbanda e membros do Templo de Umbanda Filhos de Luz, localizado na Avenida Baldan, 2965, Residencial das Acácias. O Templo é um espaço que há mais de 15 anos atua em Matão, a fim de disseminar os valores da religião e combater o preconceito. As imagens retratam diversas entidades cultuadas na Umbanda, como caboclos, exus, pombagiras, ciganos e entre outros, trazendo um olhar profundo sobre a espiritualidade e a ancestralidade dessa prática religiosa.

A exposição estará aberta ao público na Casa da Cultura, situada na Avenida Sete de Setembro, 1051, no Centro, até o dia 15 de novembro. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?