Matão homenageia vítimas da Covid-19 com evento e memorial verde

Matão homenageia vítimas da Covid-19 com evento e memorial verde


A Prefeitura de Matão realizou no dia 27 de março um evento em homenagem às vítimas da Covid-19. A data marca o registro do primeiro óbito pela doença em Matão, e a celebração faz parte do Projeto de Lei nº 042/2021, de autoria do vereador Dr. Paulo Augusto Bernardi, que visa honrar a memória daqueles que perderam suas vidas para a doença. Além desse evento, está prevista a construção de um memorial com o plantio de árvores centenárias, dedicado aos matonenses falecidos, incluindo o médico Dr. Luiz Torchio Neto, que também foi vítima da Covid-19 e que será homenageado pelo município.

A solenidade ocorreu no auditório da Casa da Cultura e contou com a presença do prefeito Cido Ferrari, secretários, do vereador Dr. Luiz Pelanca – que representou o autor do projeto Dr. Paulo Augusto Bernardi -, da superintendente do Hospital Carlos Fernando Malzoni, Denise Minelli, e diversas outras pessoas que se uniram em um momento de reflexão.

Com discursos emocionados, todos recordaram dos momentos de desafios enfrentados pelos profissionais da Saúde de Matão, familiares e vítimas. “A pandemia foi um período muito difícil para o mundo. Enfrentamos dias que jamais serão esquecidos, pois a incerteza tomava conta de nossas vidas, nos desafiando de diversas maneiras. No entanto, apesar de todas as adversidades, nossa comunidade demonstrou solidariedade e união, valores que nos fortalecem e nos inspiram a seguir em frente, reconstruindo nossas vidas e nossa cidade com esperança e determinação.” citou o prefeito Cido Ferrari.

A mudança do cenário na cidade teve um marco significativo com a chegada do primeiro lote da vacina, em 20 de janeiro de 2021. Esse momento não apenas simbolizou um avanço na luta contra a pandemia, mas também trouxe um sentimento de esperança para os profissionais de saúde que estavam na linha de frente, como o médico infectologista Dr. Luiz Torchio Neto.

Infelizmente, Dr. Luiz Torchio Neto não pôde testemunhar plenamente essa mudança, pois faleceu no mesmo ano devido à Covid-19. Sua dedicação incansável e seu sacrifício foram lembrados e exaltados durante o evento, destacando a importância do trabalho desses profissionais e a urgência de se combater a pandemia com medidas eficazes, como a vacinação em massa.

“O ‘Dr. Torchio’, como era carinhosamente conhecido no município, dedicou longos anos de sua carreira à Rede Pública de Saúde de Matão e ao Hospital Carlos Fernando Malzoni, deixando um legado de comprometimento à saúde da comunidade. Ele deu sua vida e foi um dos responsáveis por salvar a vida de muitas pessoas desta cidade, mas infelizmente a doença o levou”, lembrou o secretário de Saúde, Orivaldo Ademir Reguin, o Faro.

Para perpetuar sua memória, o prefeito Cido Ferrari anunciou que a nova Unidade de Saúde em construção no bairro Parque das Laranjeiras, será nomeada em homenagem ao médico.

Ao fim da cerimônia, o grupo vocal “Marias” emocionou a todos com suas belas interpretações em homenagem às 240 vítimas matonenses que tiveram suas vidas interrompidas pela Covid-19.

Memorial às vítimas da Covid-19

Em continuidade as homenagens, um memorial será construído em uma área pública no bairro Parque Flamboyant. Ao todo, 240 mudas de árvores centenárias serão plantadas no dia 05 de Junho, quando é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

“Estamos criando uma floresta, e a mensagem que desejamos transmitir com esta iniciativa é que, assim como uma floresta, todos nós enfrentamos momentos difíceis ao longo de nossa jornada. Contudo, mesmo após nossa partida, assim como as árvores, continuamos a florescer, dando sequência à vida com as sementes que deixamos na Terra.”, disse emocionada a diretora do Departamento de Meio Ambiente, Maria Aparecida Bellintani Ourique de Carvalho, a “Mariinha”.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Atenção

Começam as inscrições para o EJA!

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?