I Simpósio ‘Diálogos sobre violações de direitos da pessoa idosa é realizado em Matão’

I Simpósio ‘Diálogos sobre violações de direitos da pessoa idosa é realizado em Matão’

O evento faz parte das ações da campanha nacional ‘Junho Violeta’ realizadas pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, com apoio da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

O ‘Junho Violeta’ é o mês de conscientização sobre os diversos tipos de violência contra a pessoa idosa. O objetivo é provocar reflexões sobre responsabilidades individuais e coletivas, bem como elencar os serviços de atendimento, em prol da construção de uma sociedade que respeita e garante os direitos da pessoa idosa. Na oportunidade o CMPI homenageou a ‘Dona Rosa’, atleta do projeto ‘Volei Adaptado’, pelo belo exemplo de vivacidade na melhor idade.

O prefeito Cido Ferrari fez a abertura oficial do I Simpósio: “agradecemos e parabenizamos as pessoas que estão à frente das instituições e órgãos públicos, que cuidam da causa da pessoa idosa e reforço a importância da valorização desse público, que com grande experiência de vida pessoal e profissional dão contribuições extraordinárias para o desenvolvimento da nossa cidade”, salientou o prefeito.

Além do prefeito Cido Ferrari, também estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: China Calabres, presidente da Câmara Municipal; Davison Sansei, vereador; Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), secretário de Serviços Públicos; Robson Moreira, secretário de Segurança, Trânsito e Defesa Civil; Orivaldo Reguin (Faro), secretário da Saúde; Dr. Alfredo Gagliano Jr., delegado de Polícia Civil; Dr. Fábio Alberto, da OAB.

Em consonância com a Lei Federal, que estabelece e orienta sobre a ‘Campanha Junho Violeta’, em Matão existe a Lei Municipal nº 0129/2023, de autoria do Vereador Davison Sansei. A referida propositura institui e inclui no Calendário de Festas e Eventos do Município de Matão a ‘Campanha Junho Violeta’, para a conscientização, enfrentamento e a prevenção da violência contra a pessoa idosa.

O art. 230 da Constituição de 1988 estabelece que a família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida”, reforçou o vereador.

Assim o secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Ênio Langhi, fez uso da palavra: “estamos atendendo um grande número de pessoas idosas no nosso município, nossas equipes fazem ‘busca ativa’, ou seja, visitam as casas, para ouvir as necessidades, e, através dos CRAS, CREAS realizamos o ‘Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, com atividades físicas e lúdicas, que buscam a promoção da vida social, bem como a prevenção a saúde física e emocional. Além disso agora temos o ‘vale alimentação’, a inclusão no CadÚnico, que possibilita acessar benefícios federais e a assistência social, para os que mais precisam”, relatou o secretário.

Neste sentido o secretário da Saúde, Faro, ressaltou o trabalho que as Unidades Básicas de Saúde e Estratégia Saúde da Família tem feito junto ao público idoso, em Matão. “Os agentes de saúde visitam constantemente os acamados ou domiciliados, além de cuidarmos dos agendamentos de consultas e exames”, reforçou.

Convidada a palestrar sobre ‘A saúde mental da pessoa idosa: cuidados preventivos’, a psicóloga Paula Poletto lembrou sobre as diversas formas de violências contra a pessoa idosa: Abandono; Violência física; Violência psicológica; Violência patrimonial; Negligência; Violência Institucional
Abuso financeiro; Violência sexual e Discriminação.

A presidente do CMPI, Elenice Camargo, aproveitou para agradecer as parcerias do evento, sejam: a Associação Pão Nosso; Citrosuco/Projeto Pescar; CitroLife; Predilecta; Benedita Gula; bem como todo o colegiado e equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

Ao final teve apresentação do ‘Hino Saudade de Matão’, com o Grupo ‘Cantinho Feliz’, conduzido pelo maestro Basílio, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos’, do CRAS do Bairro Alto.


Conheça os serviços voltados aos cuidados, atenção e medidas de proteção à pessoa idosa em Matão através dos canais:

Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania
Rua Cesário Motta n° 853, Centro – Matão. Fone (16) 3382-4078

CREAS/Casa dos Conselhos/Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI), localizado à Rua Armando Fechio n° 1750, Monte Carlo – Fone (16) 3384-8897

Denuncie!
Se você tem conhecimento ou suspeita de idosos em situação de risco, denuncie através dos canais abaixo:
6, Direitos Humanos – 100 | Polícia Militar – 190

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?