Idosos e profissionais da saúde começam a ser vacinados contra a gripe

Matão já iniciou a Campanha de Vacinação Contra a Influenza (vírus causador da Gripe). A partir desta semana são vacinados idosos com e profissionais que atuam na área da Saúde. A Secretaria Municipal da Saúde dispõe as doses para a população priorizada na Campanha, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e nas unidades do Estratégia Saúde da Família (ESF’s). Para receber o imunizante basta comparecer em uma unidade referente ao bairro do morador e apresentar o cartão de vacinação.

A vacina da gripe é trivalente, ou seja, ela protege contra três tipos de vírus diferentes: vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B. De acordo com o Ministério da Saúde, as vacinas contra a Gripe e a Covid-19, neste ano, podem ser administradas simultaneamente.

“As pessoas podem se imunizar com toda a segurança, pois esta é recomendação das autoridades de Saúde. Espero que esta Campanha alcance bons resultados e que os matonenses procurem nossas unidades o quanto antes”, disse o prefeito Cido Ferrari

Em Matão, as duas Campanhas acontecem juntas em todas as Unidades de Saúde. Na semana passada o município iniciou a aplicação da quarta dose em idosos com 80 anos ou mais e continua recebendo faltosos e pessoas de outras faixas etárias que precisam completar o ciclo vacinal ou receber a dose reforço.

O Secretário da Saúde Ademir de Souza destaca a importância da população se proteger também contra a gripe. “É evidente que todas as vacinas são necessárias para a nossa proteção, pois evitam inúmeros riscos à Saúde e demais agravamentos como a morte. A Influenza, assim como a Covid-19, está ligada a uma série de complicações que podem ser evitadas com a vacina. Inicialmente o grupo prioritário é composto por idosos e trabalhadores da área da Saúde, que já podem e devem procurar nossas unidades”, ressaltou.

O calendário da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza está dividido por etapas. Em breve serão crianças acima de 6 meses a menores de 5 anos de idade, gestantes e puérperas. Na primeira quinzena de maio estão previstos indígenas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades. Na segunda quinzena será a vez dos trabalhadores das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

• Sintomas da Gripe

Entre os principais e mais comuns sintomas da Gripe estão: febre súbita, tosse (geralmente seca), dor de cabeça, dores musculares e articulares, mal-estar, dor de garganta e coriza .No caso do H3N2, os sintomas são os mesmos, com o potencial de causar casos de síndrome respiratória aguda grave.