Esta é mais uma etapa do projeto de instalação de lâmpadas de LED. Nesta fase (quarta), dez campos de futebol municipais estão sendo contemplados, proporcionando maior eficiência energética, mais qualidade para a prática esportiva, segurança e economia de recursos. O serviço em andamento, prevê a instalação de postes, da rede de fiação e das luminárias d estádios municipais. Anteriormente, já foram concluídas a substituição das luminárias das ruas e avenidas da cidade e estão em andamento a substituição das luminárias das áreas de convivência, praças e vias de acesso.
Um levantamento da Secretaria Municipal de Administração e Finanças revela que, no comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e o mesmo período de 2024, houve uma redução de cerca de 30% nos gastos com energia elétrica, resultando em uma economia média de R$ 750 mil.
O projeto é financiado com recursos próprios da Prefeitura de Matão, através da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), além de contar com a parceria do programa ‘Desenvolve São Paulo’. No total, o investimento previsto ultrapassa R$ 16 milhões.
De acordo com o prefeito Cido Ferrari, a modernização da iluminação pública de Matão é uma das prioridades da administração, com foco em reduzir custos e melhorar a qualidade de vida da população. “Nossa cidade evoluiu muito com estas melhorias. Com esse programa, conseguimos não apenas reduzir o consumo de energia, mas também gerar uma economia significativa para o município, que pode direcionar esses recursos para novas melhorias. A iniciativa, que contempla todos os dez estádios municipais, é parte de um esforço maior de substituição de luminárias em toda a cidade, envolvendo um investimento robusto e planejado”, citou.
Os campos que receberão as luminárias são: Estádio Municipal “José Luiz Vicente”, campo de Silvânia; Estádio Municipal “José Primiano”, campo do Distrito de São Lourenço do Turvo; Estádio Municipal Park Aliança; Estádio Municipal “Luizinho Pereira”, campo da Vila Maria; Estádio Municipal “Ismael de Brito”, campo do jardim Popular; Estádio Municipal “Manoel Sabino dos Santos”, campo do Jardim do Bosque; Estádio Municipal “Genésio Gandini”, campo da Vila Guarani; Estádio Municipal “João Catharino de Oliveira”, campo do Palmeirinha; Estádio Municipal “Juvenal dos Santos”, campo da Vila Pereira; e Estádio Municipal do Trabalhador.
Inicialmente, através do trabalho da equipe do Departamento de Manutenção Elétrica e Hidráulica, o programa municipal de modernização da iluminação já completou outras fases, como a substituição de mais de 12.500 luminárias em todas as ruas e avenidas de Matão. Essas ações representam 100% da iluminação dessas áreas, trazendo maior segurança e eficiência energética para os moradores de todos os bairros.
A terceira fase do projeto, atualmente em andamento, já contemplou mais de 20 praças e áreas de convivência da cidade. Entre as praças que já receberam as novas luminárias estão: “Osmar da Costa”, conhecida como a praça do Cruzeiro, na Vila Santa Cruz; “Waldemar Primo Pinotti, no jardim Buscardi; a ”José Zanardi”, no IV Centenário; “Cristo Redentor”, no jardim Popular; “Leonidas Calígula Bastia”, no Centro; “Ferdinando Bambozzi”, no Centro; “Sizenando Silveira Leite” (Matinha do Bosque), no jardim do Bosque; o Centro de Atendimento à Juventude (CAJU), na Vila Cardim; Conjunto Esportivo da Matinha do Bosque “Antônio Galli”, no jardim do Bosque; “Joana Tonolli de Faria”, em Silvânia; “José Zangari”, praça do Velório e praça em frente ao ESF no Distrito de São Lourenço do Turvo; “Antônio Ferreira”, no jardim Paraíso; “São Sebastião”, no jardim Paraíso; “Eugênio Panegossi”, no Centro; “Nossa Senhora Aparecida”, no Bairro Alto; praça em frente à Paróquia Santa Cruz; “Mario Pecorari”, no Monte Carlo; “Sylvio de Mattos Carvalho”, Centro; “Mário Chiozzini”, no Residencial João Vital; Idylio Bigal, no Bairro Alto; e outras áreas.