Live abordará temas sobre mediação dos conflitos e direitos do idoso

Nesta quarta-feira (31), uma live sobre mediação de conflitos dos contextos e direitos da pessoa idosa, será transmitida das 10h00 às 11h00, através do link: meet.google.com/mxg-enpy-jen. A iniciativa é uma realização da Prefeitura de Matão, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos, a UFSCAR e contará com a participação da Dra. Alessandra Negrão Elias Martins. O conteúdo é destinado aos profissionais da saúde, assistentes sociais e demais interessados ao tema.

O intuito da atividade é informar sobre as diversas possibilidades da mediação para os direitos da pessoa idosa, exemplificar boas práticas e sensibilizar a conexão e desenvolvimento da mediação com a rede local. “A atual administração, através do prefeito Adauto Scardoelli e toda equipe, está engajada na busca melhorias em todas as áreas e, em nossa pasta, isso não é diferente. Garantir os direitos do idoso, seja através o núcleo familiar ou do Poder Público, também é proporcionar conhecimento destes profissionais que atuam diretamente neste trabalho de proteção”, explicou o secretário de Desenvolvimento e Assistência Social, Hélio Leandro Prandi.

A convidada é Advogada, Mestre em Gerontologia Social, Mediadora Judicial e Extrajudicial, Sócia e Fundadora do Mediando Gerações, pesquisadora do Grupo de Pesquisa Direito, Cidade e Envelhecimento do Departamento de Gerontologia/UFSCar. Ela também é autora do livro “Mediação Familiar para Idosos em Situação de Risco e Envelhecimento”

Desde já agradeço ao convite conjunto para esta palestra feito pelo secretário Hélio Leandro Prandi, pela assistente social Fátima Guil e pela Profª. Dra. Vânia Aparecida Gurian Varoto do Departamento de Gerontologia da UFSCAR, pois ambos estão desenvolvendo ações no município que possibilitam a contribuição social e integração em rede.

A Mediação é um método que busca solucionar conflitos para melhorar a comunicação, garantir direitos e colaborar para a convivência e cuidados (quando necessários). Com relação ao idoso, ela visa trabalhar e garantir a afirmação e contemplação dos direitos previstos no Estatuto do Idoso.

Ela também pode colaborar com a visibilidade e afirmação dos direitos fundamentais do envelhecimento, bem como, nas conexões com as redes familiar, social, de atenção e de proteção ao idoso, especialmente em tempos desafiadores como o atual em que houve o fortalecimento das mediações digitais e de ressignificações dos cuidados e atenções.