Mais qualidade de vida: Prefeitura atende pedidos de doação de cadeiras de rodas e de outros equipamentos

Entre os diversos serviços prestados pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, por meio do Fundo Social de Solidariedade de Matão, destacam-se a doação e disposição de equipamentos às famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, uma das maiores demandas vem das solicitações de cadeiras de rodas adaptadas, fabricadas de acordo com a recomendação médica e às necessidades das pessoas com deficiências ou que possuam algum comprometimento da mobilidade funcional.

Através do trabalho humanizado e constante, este setor tem o objetivo de oferecer mais qualidade de vida e, também, proporcionar segurança, acessibilidade e conforto para as atividades do dia a dia destes pacientes. Todas as cadeiras são fabricadas de acordo com as características, necessidades e biótipo de cada pessoa.

Além das cadeiras adaptadas, outros equipamentos são disponibilizados, como o empréstimo de cadeiras de rodas comuns, cadeiras de banho, andadores, camas hospitalares, muletas e doações de cadeiras de rodas motorizadas, próteses, órteses, extensores, materiais ortopédicos adaptados e CPAP (aparelho utilizado no tratamento da apneia do sono).

Entre os requisitos para doações está o perfil socioeconômica familiar, feita por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Já os empréstimos são viabilizados para toda a comunidade, mediante a disposição de equipamentos em estoque. Para ambos, é necessário o cadastro da ficha social, também realizado nas unidades dos CRAS.

Entre os meses de abril e agosto, várias doações de cadeiras de rodas adaptadas, foram feitas pelo Fundo Social de Solidariedade de Matão, em atendimento aos moradores dos bairros do Jardim do Bosque, Jardim Primavera, Jardim Balista, Parque das Laranjeiras e Vila Maria.

Cada equipamento tem o valor aproximado de R$5.500,00, e todos são comprados com recursos próprios da Prefeitura de Matão. Após a doação, os familiares dos pacientes recebem um treinamento para que possam operar e ajustar adequadamente os acessórios e demais recursos.