Matão inicia Campanha do Agasalho 2023

Doações podem ser feitas em mais de 50 pontos de arrecadação

Na manhã desta quinta-feira (23), aconteceu a abertura da Campanha do Agasalho 2023, realizada pela Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e Fundo Social de Solidariedade. Mais de 50 pontos de arrecadação já estão com as caixas da ação que mobiliza toda a comunidade com o intuito de arrecadar agasalhos, cobertores e calçados para as pessoas e famílias mais vulneráveis. Os itens serão recebidos até o dia 28 de abril, nos diversos prédios públicos municipais, empresas, comércio, sindicatos, associações e demais instituições parceiras. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3382-6119.

Com a proposta de cooperação solidária, o evento realizado no gabinete da Prefeitura, contou com a presença do prefeito Cido Ferrari, da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Matão, Márcia Ferrari, do Secretário de Desenvolvimento e Cidadania, Ênio Langhi, do secretário de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, do secretário de Esportes e Lazer, José Orlando Marchesan Mingossi, do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Social, Luiz Gonzaga Bussola e demais servidores públicos, representados pela diretora do Fundo Social, Marta Almeida.

A ação para apresentar a identidade visual e todas demais detalhes da campanha, também contou com a presença e importante parceria da mídia local, representada no evento pelas equipes da Rádio Cidade FM, da Rádio Educadora FM e Rádio Saudades FM e TVM.

Antecipadamente, neste ano, a Campanha é iniciada na primeira semana de outono prevendo a diminuição gradativa das temperaturas nos próximos dias, e para que as peças sejam entregues às entidades na primeira semana de junho, pouco antes do inicio do inverno (21 de junho).

“A exemplo da edição passada, inesperadamente, fomos surpreendidos com a antecipação de algumas frentes de frio mais intensas que atingiram nosso município. Foi necessário uma força tarefa da equipe do Fundo Social que organizou um espaço para atender as urgências daquele momento. Portanto, a fim de garantir que todos estejam aquecidos antes do frio chegar, Matão se antecede neste ano com as arrecadações. Agradeço às centenas de parceiros e, mais uma vez, conto com a colaboração das pessoas que podem ajudar os mais vulneráveis”, frisou o prefeito Cido Ferrari.

O principal ponto de arrecadação será a sede do Fundo Social, (Av. Sete de Setembro, 500, no Centro), onde serão feitas a triagem, a seleção e a organização das doações. Primeiramente, as peças serão distribuídas entre às famílias cadastradas e atendidas pelas seis unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Na sequência, acontece a última fase da campanha com a distribuição dos itens para as entidades sociais, que os repassam às milhares de pessoas e famílias de Matão.

“Entre tantos trabalhos executados pelo Fundo Social, a Campanha do Agasalho tem seu diferencial em vários pontos que exigem muito planejamento, sintonia e agilidade da equipe. São muitas pessoas que dependem da nossa contribuição, mas como sempre frisamos, é essencial que estejam em boas condições de uso para atender a alta demanda de todas as faixas etárias. Além disso, não podemos contar totalmente com a metereologia, pois o tempo pode mudar de repente. Contudo, as pessoas da nossa cidade sempre nos ajudam a superar estes desafios e tenho fé que mais uma vez, vamos ultrapassar os números de doações e nossa meta será alcançada”, afirmou a presidente do Fundo Social, Márcia Ferrari.

As empresas e demais parceiros que desejam contribuir com ações internas entre seus colaboradores, podem solicitar a caixa da campanha ao Fundo Social de Solidariedade, como explica a diretora, Marta Almeida. “Até o momento contamos com 50 parceiros e 55 pontos de coleta, mas sabemos que muitas instituições têm o propósito de contribuir conosco. Estamos à disposição e de portas abertas para novas parcerias”, explicou.

Confira os pontos de arrecadação:

SINDICATOS/ASSOCIAÇÕES:

SIND. METALÚRGICOS – Rua Sinharinha Frota 798 – Centro

SIND. COMERCIÁRIOS – Av. Tiradentes, 602 – Centro

ADEMA – Avenida Saldanha da Gama, 1165 – Vila Guarani

ASSOC. DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS – Av. Saldanha da Gama, 783 – Centro

SINCOMÉRCIO – Av. Sete de Setembro, 1425 – Centro

SIND. MOTORISTAS – Rua Affonso Maccagnan, 371 – Centro

ESCOLAS:

EM. ADELINO BORDIGNON – Av. Daniel Antônio Brito, 241 – Nova Matão

EMEF. ANTÔNIO CARLOS MANZINI – Av. Oneida Travassos Dourado, 170 – Nova Cidade

SENAI – Av. Ibitinga, 621 – Jardim Buscardi