Matão participa de reunião do Consórcio Conectar para possível compra da Sputnik V

Na segunda-feira (19), o prefeito Adauto Scardoelli e o secretário da Saúde Ademir de Souza, participaram de mais uma reunião virtual do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras, o Conectar, liderado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) . Na pauta apresentada ao Prefeitos de todo o país, foi anunciada a negociação do Consórcio com o Fundo Soberano Russo (RDIF) para a tentativa da compra de 30 milhões de doses de vacinas Sputnik V, ainda este mês.

Os prefeitos de todo o país reivindicaram a necessidade extrema das vacinas serem disponibilizadas urgentemente devido a pouca quantidade e o atraso da disponibilidade de doses. Agora, através deste Consórcio, estamos avançando com as negociações e isso comprova que a união tem muita força. Estaremos empenhados no que for preciso fazer para garantir a quantidade suficiente de doses”, disse o prefeito Adauto Scardoelli.

Assim, a expectativa do Conectar é que o primeiro lote, com 5 milhões de doses, chegue ao Brasil entre maio e junho, isso porque a Anvisa deve concluir até sábado, 24, a inspeção, liberando a assinatura do contrato para aquisição, que possivelmente ocorrerá até o final deste mês. As outras 25 milhões de doses chegarão no país até dezembro.

A videoconferência também contou com a participação do secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio da Cruz que afirmou que está aberto a apoiar os municípios na logística de compra e distribuição de vacinas, mas que para dar segurança jurídica aos municípios, está sendo estudada uma regulamentação para a Lei 12.124, e que compras individuais por parte dos municípios será definido pelos membros do Plano Nacional de Imunização (PNI)