Matão participação do Fórum de difusão cultural do Estado de São Paulo “FLIGSP”

Matão participação do Fórum de difusão cultural do Estado de São Paulo “FLIGSP”



Com o objetivo de alcançar novos incentivos aos projetos culturais de Matão, o diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini e a Gerente de Formação Cultura, Simone Marcondes, participaram do 14º FLIGSP – Fórum do Litoral, Interior e Grande São Paulo que aconteceu na cidade de Taubaté (SP). Com a participação de centenas de gestores de cultura, prefeituras, associações e cooperativas, o FLIGSP mobiliza agentes da cultura, para afirmação e construção de proposições de políticas públicas que atendam as demandas culturais do Estado.

“As ações de Matão têm tomado uma proporção maior, tornando-se uma referência de política pública de incentivo para outras cidades. Neste cenário destacamos o programa de formação em arte educação, o TEIA – Território de Educação, Intercultura e Arte, que contempla toda a população através das diversas linguagens artísticas, fortalece os pontos culturais e a valoriza os artistas da cidade”, destacou o prefeito Cido Ferrari.

Através de um termo de colaboração firmado entre a Prefeitura de Matão e a ONG Ocara, o Programa conta com 42 artistas e arte-educadores que atuam em mais de 15 pontos de cultura promovendo aulas de variadas frentes artísticas como de balé, viola, violão, pintura em tecido, ilustração, costura, teatro, dança contemporânea, capoeira, ritmos, percussão, sopro, piano, canto infantil e adulto, e outras.

Ao ser iniciado, em 2022, o “TEIA” possibilitou a retomada de Programas de arte-educação como Pequeno Cidadão da Vila Pereira e Jardim Paraíso, que promove a formação artística de 120 crianças e jovens de 6 a 14 anos, em período inverso ao escolar.

Nesta edição, o FLIGSP recebeu participações importantes como de Daniel Munduruku – escritor, professor e ativista indígena – e de Marília Marton – Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo – que impulsionaram o espaço de reflexão sobre diferentes culturas e a interiorização de políticas culturais.


“Esta é uma maneira de ampliar os horizontes e apresentar Matão para gestores, pensadores e fazedores de cultura do interior paulista e, assim, atrair visitantes e alcançar novas possibilidades. Entre a pauta do encontro, está a apresentação das ações do TEIA que tem grandes chances de virar um Programa maior dentro do nosso Estado”, frisou o diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Vagas PAT Matão

12/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?