Matão segue novas regras de transição do Plano São Paulo

A Prefeitura de Matão, adere as novas regras de restrições estabelecidas pelo Plano São Paulo, e anuncia através do decreto nº 5.344/2021, as alterações da atual fase de flexibilização. A partir de 01 de Agosto, Matão também amplia o horário de funcionamento de alguns setores, extingue o toque de recolher e permite o aumento da taxa de ocupação do público em estabelecimentos. Mesmo com estas mudanças, algumas regras e protocolos de higiene considerados essenciais para evitar a contaminação da Covid-19, continuam valendo, inclusive com o cumprimento de multa e demais autuações, das equipes responsáveis pela fiscalização, para quem desrespeitar as normas previstas no Plano São Paulo.

De acordo com os decretos Estadual e Municipal, entre 01 e 16 de Agosto, o limite de horário de funcionamento de comércios, serviços em geral e espaços religiosos passa de 23h para 0h, com a capacidade máxima de ocupação permitida em até 80%. Após este período, a partir de 17 de agosto, o limite de capacidade nos estabelecimentos passará de 80% para 100%.

O acesso de clientes a galerias, lojas de rua, bares e restaurantes deverá ser interrompido às 23h, com atendimento permitido até meia-noite. Também será ampliado o prazo para a venda de bebidas alcoólicas, seja no comércio varejista ou no atacado, com o acesso de pessoas até as 23h e o encerramento das atividades às 24h.

“Mesmo diante desta situação, assim como foi solicitado pelo Prefeito Cido Ferrari, damos sequência as ações da Campanha ‘AglomeraNão’ e nossas equipes continuam com ‘Operação Conjunta’, entre a Polícia Militar (PM) e os setores de Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Guarda Civil Municipal (GCM) e Agentes de Trânsito, atentas a todas as condutas. Enquanto perdurar a pandemia, continuaremos com este trabalho, lembrando que contamos com a colaboração dos matonenses para que não haja a regressão das fases do Plano São Paulo”, afirmou o secretário de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian De Gaetano Bassi.

As regras gerais continuam valendo em todo o estado, com o uso obrigatório de máscara em ambientes de acesso público, distanciamento mínimo de um metro e respeito a protocolos de higiene estão mantidos.

De acordo com o secretário da Saúde, Ademir de Souza, esta nova fase considera a entrega de vacinas das próximas semanas. “Assim como foi anunciado pelo Estado, a previsão é que todas as pessoas com até 18 anos recebam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, até o dia 16 de Agosto, e nosso desejo é que estas doses venham para serem aplicadas dentro deste prazo”, explicou.

Confira o decreto: https://bit.ly/3l8TRCK