“Mova-se”: Prefeitura incentiva e oferece atividades físicas em espaços abertos

Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e promover a qualidade de vida da população matonense, está em andamento o projeto “Mova-se”, ação idealizada entre a parceria da Secretaria de Esportes e Lazer e a Secretaria da Saúde de Matão. O “Mova-se” é uma marca criada pela Prefeitura de Matão que contempla as diversas atividades esportivas que são ofertadas no município.

A ideia deste projeto é estimular crianças, jovens, adultos e idosos a saírem de casa para se deslocarem até um dos locais públicos e se exercitarem individualmente ou em grupo, nos ginásios, campos, quadras poliesportivas, pistas de atletismo e caminhada, academias ao ar-livre e demais espaços adequados para esta finalidade.

“Este projeto nasceu da intenção do prefeito Cido Ferrari e sua equipe de Governo, afinal, Matão está repleta de lugares amplos, seguros e prontos para receber a todos quem queiram alcançar ou manter uma vida mais saudável. Convido a população para que usufrua mais destas possibilidades que temos em nossa cidade, pois desenvolvemos este projeto para motivar o bem-estar e, assim, evitar o sedentarismo”, frisou o secretário de Esportes e Lazer José Orlando Marchesan Mingossi.

Diariamente, em frente à Secretaria de Esportes e Lazer, ocorrem eventos voltados ao desenvolvimento de atividades orientativas, por meio de aulas acompanhadas por professores e técnicos da Prefeitura. As aulas acontecem em grupo e ao ar livre, no entorno do lago do conjunto poliesportivo, de segunda a sexta-feira, das 7h às 8h00 e de segunda a quinta-feira, a partir das 18h30. Pessoas de todas as idades podem participar. Basta comparecer ao local nos horários das aulas com roupas e tênis adequados para o treino.

Para quem optar por outros locais, a Prefeitura de Matão mantém à disposição o Conjunto Poliesportivo “Dr. Lart José Tarallo Mendes”, mais conhecido como Ginásio de Esportes, local de referência das famílias matonenses. Entre as opções estão as quadras de areia para prática de vólei, futevôlei e demais atividades, a pista de atletismo e caminhada. Todos podem usufruir destes espaços até as 22h00.

“Nestes últimos anos nossas atenções foram voltadas para os riscos com nossa saúde, e acredito que a Covid-19 nos trouxe uma consciência maior sobre a necessidade de priorizarmos alguns cuidados que promovam esta qualidade de vida que necessitamos. Todos temos condições de praticar um exercício e evitar o sedentarismo, e nossa intenção é motivar o movimento corporal de um jeito espontâneo, independentemente de qual seja a modalidade escolhida”, finalizou o secretário da Saúde, Ademir de Souza.