“Mutirão de Lixo Eletrônico 2023” coletou 5 toneladas

Iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, estima aumento de 37% em relação à quantidade de recicláveis coletada no ano passado.

A empresa Led Reciclagem Tecnológico, especializada nesse tipo de coleta seletiva, é a responsável pela reciclagem das 5 toneladas de lixo eletrônico dispensado pela população no Parque Ecológico nos dias 10 e 11 de março, sexta-feira e sábado, das 9h às 15h.

“Ficamos ainda mais otimistas com os resultados positivos do ‘Mutirão deste ano, porque isso indica que as pessoas estão mais conscientes sobre a importância em dar o destino correto para esse tipo de lixo eletrônico”, comemorou o prefeito Cido Ferrari.

Além de equipamentos eletroeletrônicos (obsoletos), como televisores, rádios analógicos, celulares e computadores, por exemplo, foram recebidos óleo de cozinha usado e também radiografias (RX).

Para a diretora de Meio Ambiente Maria Ourique Bellintani de Carvalho, “as pessoas que trouxeram o lixo eletrônico, demonstraram sensibilidade com a questão, após saberem que alguns equipamentos eletrônicos contêm elementos tóxicos que podem causar danos ao meio ambiente, como a contaminação do solo, das águas e do ar, aumentando o risco de entupimentos de esgotos e futuras enchentes, como assistimos de maneira tão recorrente em outros lugares”, salientou, Maria.

No homem essas químicas podem provocar diversas síndromes: hepática, cardiovascular, gastrointestinal: o mercúrio, por exemplo, pode causar danos ao fígado, ao cérebro e ao sistema nervoso, além de câncer e mau desenvolvimento do feto.

Para mais informações, ligue na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (16) 3383-4055 ou 3383-4060.