A Secretaria Municipal de Saúde de Matão informa que, nesta quarta-feira (03/08), foi confirmado no município um caso de Varíola dos Macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox.

A doença é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma zoonose viral, semelhante à Varíola, porém muito menos grave. Sua transmissão ocorre por contato próximo às lesões na pele (provocadas por ela).

O paciente apresentou as lesões características da doença, sem nenhuma complexidade e, após a confirmação do disgnóstico, se manteve em isolamento domiciliar, já que o contato entre outras pessoas deve ser evitado. A Secretaria da Saúde esclarece que o estado de saúde deste paciente segue sendo monitorado. Ele não apresenta nenhuma gravidade ou demais complicações devido à doença.

De acordo com a NOTA TÉCNICA Nº 46/2022-CGPAM/DSMI/SAPS/MSO do Ministério da Saúde, o contato pele a pele próximo e prolongado, parece ser o principal meio de transmissão. Apesar do risco de transmissão generalizada permanecer baixo, a rápida identificação e o isolamento dos indivíduos afetados são fundamentais para evitar transmissão adicional, o que ocorreu no caso de Matão.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde é importante e necessário manter medidas de precauções padrão que incluem: higiene das mãos; higiene respiratória e etiqueta da tosse; equipamentos de proteção pessoal quando for o caso de tratamento de paciente, entre outras medidas.

Por fim, informamos também que não existe outro caso em monitoramento na cidade, razão pela qual podemos afirmar que este trata-se de um caso isolado. Também mantemos sempre a recomendação de que em caso de suspeito, o médico deve ser procurado.

Secretaria de Saúde de Matão

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

27/03/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?