Matão encerra programação da Consciência Negra com adesão ao pacto “Cidades Antirracistas”

Matão encerra programação da Consciência Negra com adesão ao pacto “Cidades Antirracistas”

 

Encerrando oficialmente a programação municipal da Consciência Negra, na quinta-feira (27), o prefeito Cido Ferrari recebeu representantes de outras 13 cidades em uma solenidade no Centro de Educação Complementar (CEC) “Adauto Scardoelli”. Na ocasião, os municípios formalizaram a adesão ao pacto coletivo do projeto “Cidades Antirracistas”, iniciativa que reforça o compromisso do Poder Público com a efetivação dos direitos fundamentais e o enfrentamento ao racismo em suas múltiplas expressões.

O Projeto Cidades Antirracistas é resultado do trabalho da Rede de Enfrentamento ao Racismo do Ministério Público do Estado de São Paulo, em parceria com o Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (CPDCN). Voltado à promoção da igualdade racial, o projeto busca ampliar políticas públicas que garantam à população negra, cigana e indígena a igualdade de oportunidades, a defesa de direitos e o combate à discriminação e demais formas de intolerância.

Durante a cerimônia, o prefeito Cido Ferrari assinou a Carta Antirracista de São Paulo, documento que propõe a implementação de ações voltadas à igualdade racial e incentiva a adesão ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Para o prefeito, a iniciativa fortalece uma agenda pública essencial para o desenvolvimento social:“A adesão ao pacto do projeto Cidades Antirracistas não é apenas uma assinatura em um documento, mas a reafirmação de que Matão segue firme na construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária e verdadeiramente democrática.”

O evento reuniu importantes lideranças do estado, incluindo a deputada estadual Thainara Faria, que coordena o movimento no âmbito estadual; o procurador de justiça de Ibitinga, Dr. Thiago Rodrigues Cardin; a procuradora de justiça de Matão, Dra. Bruna Maria Buck Muniz; e o idealizador do projeto, Antônio Carlos da Silva Barros, além de demais autoridades municipais e regionais.

 

Programação da Consciência Negra em Matão

A programação da Consciência Negra em Matão realizada pela Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Educação e Cultura reuniu, entre os dias 14 e 27 de novembro, uma série de atividades culturais, educativas e formativas que valorizaram a história, a arte, a diversidade e o compromisso com políticas públicas de igualdade racial.

A programação contou com a palestra “Como Ser um Educador Antirracista”, ministrada pela Profª Dra. Bárbara Carine Soares Pinheiro, evento exclusivo voltado à formação continuada dos profissionais da educação; o show musical “Canto de todos os Cantos”, da cantora Keylla Emerich; a exposição plástica “A MPB e Eu”, do artista Élio Floriano. As obras, inspiradas em ícones da Música Popular Brasileira dos anos 90; a apresentação do espetáculo de dança de Laura Moyo“A não ser Gisele, foi Mercedes”, inspirado ns trajetória da pioneira Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro; shows musicais no evento “O Samba não anda só”, que reuniu artistas locais em frente à Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude; o Fórum da Consciência Negra, promoveu debates e reflexões sobre representatividade, inclusão e direitos com as palestras do jornalista e assessor da Deputada Thainara Faria, Lucas Marcelino, da personal trainer, instrutora de dança, comunicadora social e ativista LGBT, Paolla de Paula (Peppy Typer), do advogado e comunicador politico, Leonardo Grandini, do administrador Flávio Pires e da biomédica e diretora do Departamento de Proteção Social de Matão, Natacha Igianara.

Conteúdos Relacionados