Vacinação contra a dengue avança com imunização de profissionais da saúde

Vacinação contra a dengue avança com imunização de profissionais da saúde



A manhã desta sexta-feira (20) marcou o início de mais uma importante etapa de proteção à vida em
Matão. Profissionais da saúde que atuam na linha de frente e, portanto, mais expostos aos riscos como Agentes de Combate a Endemias, foram imunizados contra a Dengue. As doses (21) foram aplicadas na sede da Vigilância Sanitária e Controle de Vetores, antes do início das atividades externas dos trabalhadores que diariamente atuam no enfrentamento à doença por meio de fiscalização e orientação à comunidade. A vacinação contra a dengue também está disponível para crianças e jovens de 10 a 14 anos.

 

Celebramos hoje mais um avanço importante para a saúde pública do nosso município. Esses profissionais estão diariamente nas ruas, nas casas e nas unidades de saúde, cuidando da nossa população com dedicação e responsabilidade, pois são responsáveis pela implantação das estratégias de prevenção e controle de doenças endêmicas. Sabemos o quanto a dengue é uma doença grave e, por isso, proteger quem está na linha de frente é também proteger toda a cidade”, enfatiza o prefeito Cido Ferrari.

 

A estratégia utiliza a vacina brasileira contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. De dose única, tetraviral e 100% nacional, o imunizante representa um avanço significativo para a autonomia do país na produção de vacinas e para a ampliação da proteção da população.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, a próxima etapa da imunização contemplará os profissionais que atuam na Atenção Primária, como médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem da Rede Municipal de Saúde.

 

A vacinação está começando pela equipe multiprofissional cadastrada no SUS. São profissionais que visitam as residências, identificam possíveis criadouros do mosquito, realizam o acompanhamento das famílias e atuam na mobilização comunitária. Também são aqueles que estão na primeira porta de entrada quando surgem casos da doença”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

 

A ampliação da vacinação para outros públicos está prevista para o segundo semestre deste ano, acompanhando o aumento da capacidade produtiva do Instituto Butantan.

Vacina contra a Dengue 10 a 14 anos

A imunização para essa faixa etária segue em andamento e contempla crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias), grupo que apresenta algumas das maiores taxas de internação por dengue no Brasil.

A aplicação das doses ocorre diariamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Matão. Para receber a vacina, a criança ou o adolescente deve estar acompanhado por um responsável maior de 18 anos e apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS e Carteira de Vacinação.

 

Conteúdos Relacionados