“Novembro Azul”: jogo da Matonense, passeio ciclístico, palestras e plantões para teste rápido estão entre as ações deste mês

Com o tema “Homens, priorizar os cuidados com a saúde é um ato de coragem”, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, preparou diversos eventos em alusão à campanha de conscientização “Novembro Azul”, cujo o objetivo é incentivar o público masculino a cuidar da saúde, em favor da prevenção do Câncer de Próstata e de outras doenças. Além das atividades previstas, nesta edição, o município traz uma novidade na rede pública municipal que passa a disponibilizar nas Unidades de Saúde, o exame de Antígeno Prostático Específico (PSA), método para rastreamento do Câncer de Próstata em homens assintomáticos, realizado através de teste rápido.

“Buscar qualidade para nossa saúde é responsabilidade de todos nós. Para isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de inúmeras ferramentas que nos ajudam a alcançar uma vida mais longeva. Junto a elas, desde o ano passado, Matão investe na saúde, com o propósito da prevenção, porém é fundamental que as pessoas quebrem alguns tabus e procurem com mais frequência os serviços de saúde disponíveis no setor público”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

Entre as medidas recomendadas para a prevenção da doença está a realização exames de rastreamento em indivíduos com idade a partir de 50 anos (casos de histórico familiar, os exames devem ser antecipados para a partir de 45 anos).

Atualmente, um dos métodos para a detecção de doenças ou de possíveis alterações na próstata é o PSA, um tipo de teste rápido feito por meio de uma pequena amostra de sangue. De acordo com seus indicadores, quando necessário, outros exames complementares podem ser solicitados ao paciente. Em Matão, ele está disponível em todas as Unidades de Saúde.

Eventos

Assim como aconteceu na campanha “Outubro Rosa”, o município programou uma série de palestras nas escolas e empresas, passeio ciclístico, jogo beneficente e outras atividades integradas entre as secretarias e outros parceiros que apoiam a causa.

Entre as principais ações estão o jogo de futebol “Matão é show de bola, com o time da Motonense, no dia 19 de novembro e o passeio ciclístico “Pedalada Azul”, no dia 26 de novembro, com concentração na Praça Alfredo de Paiva Garcia. Além disso, todos os finais de semana, a Unidade de Saúde do Bairro Alto promoverá plantões aos sábados e domingos, onde serão realizados exames e PSA.

As equipes da Secretaria da Saúde têm ampliado as ações de prevenção indo ao encontro das pessoas em seus ambientes de convivência. “Cuidar antes do surgimento da doença é o principal sentido das estratégias de prevenção. Isso é possível com os exames prévios, mas infelizmente muitos só buscam o serviço de saúde após o corpo apresentar sintomas ou quando a doença já está evoluída. Esta característica é ainda mais evidente quando nos referimos aos homens, e por este motivo, os profissionais estão sempre em busca destas pessoas para ofertar exames, consultas e orientar quanto às doenças que podem ser prevenidas”, explicou o secretário municipal de saúde, Orivaldo Ademir Reguin, o Faro.

Câncer de Próstata

Este tipo de Câncer é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. Na fase inicial, ele não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas podem ser dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Brasil, o Câncer de Próstata  é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do Câncer de Pele não melanoma. Cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.