Núcleo Edo Mariani e Prefeitura celebram resultados do Projeto SOS Cidadania

No início do mês de dezembro (08/12) o espetáculo ‘Brasilidades’, composto por coreografias de danças e expressividades cênicas foi apresentado pelas crianças e jovens participantes do Projeto SOS Cidadania, no Ginásio de Esportes Décimo Chiozzini.

A parceria entre a Prefeitura de Matão e o Núcleo Assistencial Espírita Edo Mariani resulta no atendimento de estudantes da rede municipal de ensino, em situação de vulnerabilidade social, no período inverso ao ensino regular, em formato de ‘Educação Integral e Complementar’.

“Temos acompanhado os excelentes resultados dessa parceria e agradecemos a Entidade Edo Mariani pelo desenvolvimento do projeto SOS Cidadania, que de forma extraordinária muda a história de vida dessas crianças e jovens para melhor”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

De acordo com a equipe de educadores o espetáculo baseou-se na premissa: ‘Do Oiapoque ao Chuí, do Nordeste ao Sul, das grandes metrópoles às pequenas comunidades, o Brasil é uma nação de infinitas facetas e influências. “Mergulhamos nas raízes Históricas e na expressão vibrante do povo brasileiro. Com uma fusão de dança e música nossos artistas mirins levaram ao público uma viagem cheia de energia, cores e sons”, explicou a coordenadora do projeto SOS Cidadania, Alessandra Cardoso de Azevedo.

O ‘Brasilidades’ permitiu que os educandos tivessem uma experiência com os ritmos pulsantes da catira, do forró, das danças típicas, do folclore capaz de traduzir a alma brasileira, homenageando grandes interpretes da Música Popular Brasileira, como: Elis Regina, Luiz Gonzaga, André da Mata, Chico César, Maria Betânia, Emicida, Carlinhos Brown e Milton Nascimento.

“Assistimos a um desfile de sonhos realizados, de superações e de descobertas. As crianças e adolescentes, em sua diversidade encantadora, não apenas dançaram e cantaram, mas também transmitiram uma mensagem profunda de amor, união e respeito por suas raízes. E, em meio aos aplausos calorosos, entendemos que estamos diante não apenas de artistas em ascensão, mas de agentes de transformação, moldando um futuro onde a arte e a cultura são os alicerces de uma sociedade mais rica e conectada.”

Como funciona o Projeto SOS Cidadania

São dois espaços de atendimento: na Vila Santa Cruz e no Distrito de São Lourenço do Turvo. Todos recebem refeições diárias e participam de atividades socioeducativas: oficina de arte; modalidades esportivas; mediações de leitura; danças urbanas e contemporâneas; informática; karatê; musicalização; valores e cidadania; apoio escolar; atividades físicas; musicalização, leitura, dança contemporânea; acompanhamento psicológico e fonoaudiólogo.

É realizado um trabalho de reforço escolar com orientações as crianças em suas tarefas de casa. Os dois endereços dos polos são: Avenida Cairbar Schutel nº425, Vila Santa Cruz, Matão e Rua Ângelo Partori nº 686, Distrito de São Lourenço do Turvo.

História do Projeto SOS Cidadania:

Fundamentado nos princípios e valores de justiça, nos vínculos de afetividade, compromisso e confiança pessoal, familiar e social, na criação de projetos individuais/pessoais, objetiva a formação integral da criança.

É realizado desde janeiro de 2000, inicialmente intitulado “projeto SOS Bombeiros Resgatando a Cidadania” e desenvolvido em parceria com o Corpo de Bombeiros.

A parceria com o Corpo de Bombeiros de deu até o ano de 2005, quando em 2006 passou a ser intitulado ‘SOS Cidadania’, cujo desenvolvimento era inteiramente realizada pela Entidade.

Com o seu crescimento, a ‘comunidade espírita’ buscou nova parceria em 2021, para atender a demanda, encontrando ressonância em seu trabalho junto a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania/Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) IV Centenário.

Possui caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento das capacidades, potencialidades e desenvolvimento da autonomia dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, tal como, a valorização das necessidades e interesses das crianças de acordo com o sexo, faixa etária, condições de vida e grau de desenvolvimento físico e mental.

Atualmente atende, em parceria com a Prefeitura de Matão, 160 crianças de 06 a 14 anos, em horário inverso a escola, incluindo educandos do Distrito de São Lourenço do Turvo.