Outubro Rosa: Cartilha da Gestante e Plano de Parto são lançados em evento para mulheres

Outubro Rosa: Cartilha da Gestante e Plano de Parto são lançados em evento para mulheres

No mês dedicado à saúde da mulher, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria da Saúde, tem intensificado as ações sobre os cuidados ao público feminino. Entre as atividades iniciadas na semana passada, na sexta-feira (07), aconteceu o lançamento da Cartilha da Gestante e do Plano de Parto. O material, desenvolvido por especialistas da área que atuam nas Unidades de Saúde de Matão e do Hospital Carlos Fernando Malzoni, passa a valer como um dos documentos que conduzirão o atendimento e acolhimento à futura mamãe e seu bebê, que compreende desde o início do pré-natal até o pós-parto.

O lançamento das cartilhas aconteceu no salão de festas da área de lazer dos Sincomerciários. Enfermeiras que compõem a Rede Pública Municipal apresentaram o conteúdo do material, junto à enfermeira responsável pela maternidade e UTI do Hospital de Matão que também explicou sobre toda a estrutura ofertada na instituição e a aplicabilidade dos protocolos de humanização.

Representando a Associação Paulista Feminina de Combate ao Câncer (APFCC), uma paciente em tratamento compartilhou sua experiência de enfrentamento a doença. Algumas das gestantes que fazem parte do programa municipal “Fala Gestante” também estiveram no evento sendo presenteadas com um kit maternidade. O encerramento a atividade aconteceu com a transmissão de um vídeo institucional com orientações médicas sobre exames preventivos e um café da tarde.

A partir desta semana, todas as gestantes atendidas em Matão pela Rede Pública passam a receber este material já na primeira consulta médica. A cartilha contém informações sobre todo o processo de acompanhamento do Pré-natal, vacinas da gestante, desenvolvimento do feto, tipos de parto, puerpério, dicas e mitos da amamentação e orientações sobre os cuidados com o recém-nascido.

Já o Plano de Parto é um documento flexível que servirá como mediação dos procedimentos a serem praticados antes, durante e no pós-parto pelas equipes responsáveis pelos atendimentos à mãe e seu bebê. Nele, a gestante registra seus desejos, preferências e todas as suas expectativas com relação ao momento do parto.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

27/03/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?