‘Outubro Rosa’ trouxe palestra sobre saúde e prevenção para mulheres nas escolas municipais

Cuidar da saúde é também uma questão de educação! Com base nessa exclamação, a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde, têm realizado, junto às escolas da rede pública municipal, palestras sobre a pauta da Campanha ‘Outubro Rosa’. Médicos (as) e enfermeiras conversaram com as estudantes do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), a respeito dos mecanismos de prevenção a saúde feminina, bem como os possíveis tratamentos existentes no Sistema Único de Saúde (SUS), em Matão, os quais as mulheres devem e podem acessar.

Na segunda-feira (17/10) a enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro São Judas Tadeu, Ana Baroni Ribeiro Rodrigues palestrou na EMEF Benta Maria Ragassi Scutti (CAIC). “Expliquei sobre o que o SUS tem para oferecer às mulheres, como os exames preventivos contra o câncer de colo de útero, o papanicolau, mamas, pré-natal, vacinações, medicamentos para tratamento de doenças, e, notei muito interesse por parte das mulheres presentes”, disse a enfermeira.

Para a estudante do EJA, Lucy Damaceno, foi muito importante ouvir a enfermeira falar sobre uma ampla lista de métodos contraceptivos, a possibilidade de escolher a forma do parto, como o ‘humanizado’, por exemplo. “Tranquiliza saber que hoje em dia tem até anestesia para diminuir a dor do parto normal e que quando a mulher realmente precisa fazer cesária, as equipes médicas o fazem sem pressionar a grávida”, relatou a estudante.

Neste mesmo sentido a enfermeira Elizângela Maria Jóia, que atua na UBS do bairro IV Centenário, falou para as mulheres jovens, com idade entre 15 e 16 anos – momento no qual estavam presentes também os jovens (homens), que frequentam o Ensino Médio da Escola Municipal Adelino Bordignon – sobre a importância da realização dos exames preventivos.

“Surgiram muitas perguntas sobre dúvidas, as quais procurei esclarecer, então reforcei que os métodos contraceptivos, só podem ser feitos com orientação médica sendo preciso que tenham autocuidado, realizando exames de saúde ginecológico e para os ‘meninos’, refletimos sobre a fase da puberdade e lembramos que na idade adulta deverão realizar o exame de próstata”, ressaltou Elizângela.

As palestras do ‘Outubro Rosa’ nas escolas consistiram, também, em esclarecer às mulheres sobre métodos mais modernos para a realização do parto e a importância do pré-natal, como, por exemplo, a massagem no períneo que tem se mostrado eficaz na prevenção da necessidade em realizar episiotomia (pique/corte) e na diminuição das lacerações que a mulher pode ter durante o parto. Essa técnica é usada para ajudar no alongamento/flexibilidade e preparar a pele do períneo para a passagem do bebê.