Parceria estabelece medidas contra a pertubação do sossego e excessos de desordem pública

Desde o início deste ano, a Polícia Militar (PM) e as equipes da Fiscalização Municipal, Guarda Civil Municipal (GCM), Vigilância Sanitária, Departamento de Tributos e Departamento de Trânsito executam um trabalho no município com o objetivo de coibir aglomerações, sendo intensificado com a campanha “Aglomeranão”, que teve como principal finalidade conter a disseminação da Covid-19, através das exigências estabelecidas em cada uma das fases do Plano São Paulo.

Na manhã desta quarta-feira (13), dando continuidade as ações desta parceria entre a Prefeitura e Polícia Militar, aconteceu uma reunião na Prefeitura de Matão, onde o prefeito Cido Ferrari e os Secretários de Administração, Fazenda e Controle Interno, Willian Di Gaetano Bassi e de Governo e Negócios Jurídicos, Sebastião de Deus Moreira receberam a presidente da Câmara Ana Mondini, o diretor da Câmara Luiz Otávio e o Capitão Rodrigo Lopes da Polícia Militar.

Em razão da nova fase mais controlada da pandemia e por algumas ocorrências identificadas neste feriado de 12 de outubro, de proporções intoleráveis, onde grupos de pessoas promoveram a desordem pública causando excessos e atos abusivos em alguns pontos da cidade, um novo plano de segurança pública será executado, a fim de evitar ocorrências ligadas à pertubação do sossego público e todos os tipos de atividades que possam causar transtornos aos moradores e/ou prejudicar a ordem no município.

A partir desta semana, o trabalho das equipes voltará a ser intensificado com o efetivo que já atua nas diligências contra aglomerações pelas ruas de Matão. Em diversos pontos da cidade, as bases móveis voltarão a ser montadas para a fiscalização dos pontos considerados críticos, inclusive, com a fiscalização de estabelecimentos comerciais.

Nos próximos dias a Prefeitura encaminhará um projeto de Lei à Câmara Municipal, criando a função delegada que consiste em um convênio entre a Prefeitura e a Polícia Militar para que, durante o período de férias, folga ou licença, os militares possam desempenhar suas funções para o reforço do policiamento na cidade.

Nota

Considerando intolerável as recentes ocorrências de pertubação de sossego, inclusive na Avenida Padre Nelson, a Prefeitura esclarece que devido ao grande número de atividades programadas que solicitaram apoio do efetivo de segurança para este feriado, as equipes responsáveis desempenhavam seus trabalhos em outros pontos e, ao tomarem conhecimento dos fatos ocorridos, dirigiram-se para o local, onde foram apuradas denúncias, aplicadas multas e dispersados grupos que causavam transtornos aos moradores daquela região.

A Prefeitura esclarece ainda que, considerando os limites e o direito ao divertimento e lazer de forma pacífica e ordeira, todas as medidas estão sendo tomadas a fim de proteger a tranquilidade e o sossego da vizinhança e penalizar os infratores.