Passeata de Conscientização e Prevenção às Deficiências marca “Agosto laranja” em Matão

A Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura/Núcleo de Atendimento Especializado (NAE-Lume) realizou nesta quarta-feira (17/08), a “Passeata de Conscientização e Prevenção às Deficiências”. Com o objetivo de celebrar o trabalho desenvolvido pela rede municipal – que envolve também a Secretaria da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – o evento chamou a atenção para a importância da inclusão, prevenção e diálogo, enquanto proposições da Campanha nacional “Agosto Laranja”.

Houve concentração das instituições que atendem a pessoa com deficiência no município, em frente ao Coreto da Praça Dr. Leônidas Calígola Bastia (Praça da Matriz). Neste momento, as autoridades falaram ao público presente sobre as frentes de atendimento e em seguida a Fanfarra (banda marcial), regida pelo maestro Dorival, da Escola Estadual Ernesto Masselani fez apresentação de percussão/tambores, com coreografia, no trajeto da Avenida Sete de Setembro, Rua João Pessoa, Avenida 15 de Novembro e finalização no ponto inicial (Coreto).

Profissionais dos setores de atendimento à pessoa com deficiência, pais, alunos e usuários dos serviços da rede municipal participaram da passeata, em representação as seguintes entidades:

Núcleo de Apoio aos Atletas Paralímpicos (NAAP); Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA); Centrinho; Ambulatório de Saúde Mental; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Matão); Instituto Terroá; Parlamento Jovem; Projeto Pescar/Citrosuco/Grupo Votorantim; Fundo Social de Solidariedade; Associação dos Deficientes Físicos de Matão (ADEMA); Conselho Tutelar.

Em Matão, a rede pública municipal de ensino, rede psicossocial de saúde e órgãos ligados ao serviço social estão alinhados à Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência. Assim, a Prefeitura Municipal, atende através da rede, em prol da: promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência; assistência integral à saúde da pessoa com deficiência;
prevenção de deficiências; ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação; organização e funcionamento dos serviços de atenção à pessoa com deficiência; capacitação de recursos humanos.