Passeata de Conscientização e Prevenção às Deficiências marca o “Agosto laranja” em Matão

Esta semana a Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura e NAE-LUME, com apoio das entidades que atendem as pessoas com deficiência no município, realizou a passeata para sensibilização e conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento das deficiências. A ação abriu uma série de eventos voltados a esta questão social, que ocorrerão durante toda a semana no município.

O prefeito Cido Ferrari presente no evento agradeceu a presença de todos e alertou sobre a importância da preservação da vida.

“Agradecemos e parabenizamos os servidores públicos e os profissionais das entidades que trabalham pela causa das deficiências em nossa cidade! Lembramos que têm várias maneiras de evitar as deficiências: respeitar a sinalização de trânsito, para não provocar acidentes, e realizar exames de saúde preventiva, periodicamente. Todos nós temos que respeitar as necessidades especiais das pessoas com algum tipo de limitação, seja na reserva das vagas para estacionamento, na criação de oportunidades de estudo e ofertas de vagas para o trabalho e, continuadamente, organizarmos uma cidade cada vez mais acessível para todos,” reforçou o prefeito.

Cerca de 200 pessoas participaram da passeata, incluindo crianças e professores da Escola Ernesto Masselani, membros da ‘Fanfarra’, que, com tambores de percussão apresentaram marchas rítmicas. Alunos e educadores da Escola privada ‘Ethos’ também estiveram no evento.

Neste mesmo sentido, representantes da Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA); Núcleo de Apoio aos Atletas Paralímpicos (NAAP); Centrinho; Ambulatório de Saúde Mental; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE-Matão); Instituto Terroá; Centro de Apoio as Pessoas com Espectro do Autismo de Matão (CATEAMA); Fundo Social de Solidariedade; Associação dos Deficientes Físicos de Matão (ADEMA); Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMDEF); Conselho Tutelar; entre outras.

Confira programação da semana “Agosto Laranja”

Em (15/08), às 19h30, em continuidade as atividades que visam a conscientização sobre a importância da saúde e prevenção haverá palestra sobre o tema do “Agosto Laranja” na EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (CAJU), proferida pela enfermeira Vanessa Carvalho Graziosi, sendo que durante todo o referido mês professores e estudantes voltarão seus olhares para a temática de prevenção às deficiências.

No dia 20/08, domingo, das 8h às 12h, equipes da ‘Saúde’ na Feira do Bosque atenderão a população: haverá brinquedos, música, pipoca e algodão-doce, para a criançada se divertir!

A movimentação nomeada “Pedágio de informações: Tendas da Saúde na Feira do jardim do Bosque” tem o objetivo de atender o maior número possível de pessoas que queiram aferir pressão, realizar exames de diabetes, etc. Serão atendidas por profissionais do SUS, sejam enfermeiros, médicos e auxiliares, na Unidade Móvel Odontológica (UMO), para avaliações e encaminhamentos. A vigilância em saúde fará apreensão dos serviços sobre dengue e escorpiões

Conselho Municipal da Pessoa Idosa (CMPI) e Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (COMDEF) realizarão a mobilização pela campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”.

Concomitantemente, na Feira do Bosque o CMPI e COMDEF farão uma mobilização pelo respeito aos direitos das pessoas com deficiência e pessoa idosa em ter vagas legalmente reservadas para estacionar o carro em locais públicos. A ideia é conscientizar pessoas que ainda insistem em desrespeitar o referido direito adquirido.

A vaga destinada a pessoas com deficiência é um direito assegurado pela Lei Federal 10.098/00 e regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAM). Enquanto que a Lei Federal 11.759 assegura a reserva de 5% das vagas nos estacionamentos do Estado para as pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos.

Em Matão cerca de 15% das vagas estão reservadas aos idosos e pessoas com deficiência, superando os 5% previstos na 1º da Lei Municipal nº 5250, de 05 de fevereiro de 2019, com isenção de pagamento do estacionamento rotativo “Área Azul”.