Dando continuidade às atividades do Fórum de Cultura Negra, a Prefeitura de Matão realizará uma série de eventos que convidam a população a conhecer, valorizar e refletir sobre a cultura e história afro-brasileira. A programação inclui exibição de documentário, exposição de arte, roda de conversa e apresentações musicais que exaltam a contribuição da comunidade negra para a identidade cultural de Matão e do país..
No dia 17 de novembro, às 10h00, a Casa da Cultura exibirá o documentário “Filhos de Luz – Umbanda e suas vertentes no interior paulista”, dirigido por Gustavo Francisco. O filme amplia o conteúdo da exposição, explorando a origem da umbanda, suas práticas, e o preconceito que a religião ainda enfrenta. Por meio das experiências do Templo de Umbanda Filhos de Luz, o documentário pretende desconstruir estigmas e reforçar o caráter de amor e caridade da umbanda, valorizando o trabalho social e espiritual realizado em Matão.
No dia 18 de novembro, às 15h00, a Biblioteca Municipal “Profª Maria de Lourdes Lian”, será palco da exposição “Arte e Cultura: uma vida em obras”, do jovem artista local Miquéias Tomaz. Com apenas 18 anos, Miquéias exibe obras produzidas entre 2020 e 2024, utilizando técnicas como aquarela, grafite e guache para expressar sua conexão com a natureza. A mostra ficará aberta ao público até 22 de novembro, das 8h00 às 17h00. A Biblioteca está localizada na Avenida Sete de Setembro, 1183, no Centro.
O Fórum segue com uma roda de conversa no dia 19 de novembro, às 9h00, na Biblioteca Municipal, onde o jornalista e ativista Sérgio Sabará Figueira, idealizador do Projeto Negritude, abordará a história da cultura negra em Matão. A atividade busca resgatar fatos locais e personalidades significativos para a memória cultural da comunidade negra na cidade.
Encerrando a programação, em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, a Praça da Vila Santa Cruz celebrará a cultura afro-brasileira com shows de samba, rap, flashback e outras expressões musicais. A partir das 14h00, artistas como Celo Mensageiros, Batucada na Geral e DJ Gabriel Mailon prometem movimentar o espaço, promovendo um ato de resistência, luta e celebração da cultura negra e suas contribuições para a identidade cultural de Matão.
As iniciativas integram a programação do mês da Consciência Negra, com o objetivo de celebrar o legado e promover a representatividade, a visibilidade e o respeito às tradições afro-brasileiras.