Prefeitura concede reajuste salarial aos servidores municipais para o ano de 2023

Para este ano de 2023, além do aumento salarial de 10%, a categoria também foi beneficiada com o reajuste 20% do custo-alimentação que passou de R$ 600,00 para R$ 720,00. Após aprovação na Câmara Municipal, os novos valores já foram aplicados a partir deste mês de janeiro, ou seja, antecipando a data base prevista para março. Vale ressaltar, que de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE), o percentual representa um ganho real de 4,21%, pois a inflação de 2022, foi de 5,79%.

Durante dois anos (2020 e 2021), devido a Lei Complementar Federal 173, de 27/05/2020 em função da pandemia da Covid-19, a categoria não recebeu reajuste no piso salarial, o que causou uma grande perda ao funcionalismo público. Neste ano, o aumento também foi proporcionado aos Agentes Comunitários de Saúde e aos Agentes de Combate às Endemias..

Todavia, o Prefeito Cido Ferrari, solidário ao funcionalismo e com o intuito de amenizar os efeitos negativos da Lei Federal nos proventos dos mesmos, concedeu aumento de 10% para o ano de 2022 e agora, mais 10% para este ano de 2023, o que acumuladamente, representa 21% de aumento salarial nestes dois anos, pois o cálculo é acumulativo e composto. No período de 2021 a 2022, a inflação acumulada ficou em 16,4%; ou seja, a Prefeitura concedeu um aumento real de 4,6% a mais que a inflação acumulada no período.

Quanto ao custo-alimentação, o aumento foi muito maio, pois o mesmo teve um aumento de 44% sob seu governo. Ao assumir o mandato, o vale refeição era de R$ 500,00 e para este ano será R$ 720,00.

Nesta semana, o prefeito Cido Ferrari esteve com alguns servidores e destacou que a melhoria administrativa é feita de acordo com a capacidade orçamentária do município. “A antecipação dos valores salariais e do auxílio-alimentação foi possível graças à organização das contas do Município. Apresentamos nossa proposta de acordo com nossas condições e percebemos que nossos funcionários ficaram satisfeitos com o ganho proporcionado. Tudo isso reflete na produtividade, no aprimoramento dos serviços públicos e no poder de compras destes trabalhadores”, enfatizou.

De maneira articulada entre em todas as áreas, a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, baseada na gestão do Plano Plurianual (PPA), aplica os investimentos visando também o desenvolvimento da cidade.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Willian Di Gaetano Bassi, os valores acrescidos, seguem o projeto de valorização dos servidores. “Assim como no ano passado, a gestão do prefeito Cido Ferrari se comprometeu a dar continuidade nas ações de incentivo à categoria. Então, o planejamento orçamentário de cada ano, na Prefeitura de Matão, já está previsto desde o início do Governo. Portanto, estes valores não comprometem o orçamento”, explicou.