O evento ocorrerá de segunda-feira (10/06) até sexta-feira (14/06), com a participação da renomada escritora Cidinha da Silva e grupo Coletivo Corpo Negro.
Por intermédio do Departamento de Cultura, o FliTS faz parte do Panorama Cultura planejado para este mês de junho de 2024. Como sempre traz uma diversidade de programações artísticas, culturais e literárias, que a Prefeitura tem implementado, com o objetivo de estimular o desenvolvimento sociocultural e educacional no município, incentivando diálogos contemporâneos sobre direitos e deveres, novos saberes e legislações voltados a igualdades, pluralidades, políticas afirmativas e ideias criativas.
Para o prefeito Cido Ferrari, “o Fórum representa um importante caminho que nos leva a união e reconstrução de um mundo melhor para todos, pois cria oportunidades de boas leituras e conversas para o consenso em torno das naturais divergências de opiniões diante de temas conflitantes e que merecem aprofundamento. É assim que vamos tornando Matão, a cada dia, uma cidade ainda melhor para se viver entre amigos e familiares”, avaliou o prefeito.
Conforme conceituou o diretor de Cultura, Juliano Jacopini: “o FLiTS inicia uma bonita história em Matão, como os encontros literários têm de ser: múltiplos de horizontes, afinal, a leitura, a literatura, os livros são ainda nosso maior rumo e prumo para a esperança, nossa aposta na invenção de mundos melhores. Ao mesclar no fórum literário múltiplas linguagens artísticas, estamos atinados à contemporaneidade, que não enxerga a literatura apenas como o escrito na palavra, mas o escrito no corpo, na história, na memória, na oralidade, como diz Leda Maria Martins na ‘oralitura’. Que tenhamos uma semana de potentes encontros pelos caudalosos rios que o FLiTS nos convidará a adentrar!” É o que deseja o diretor do Departamento de Cultura, Juliano Jacopini.
Juliano agradeceu ainda a importante contribuição do grupo de leitura “Urdiduras”, da Casa PIPA, na figura da Profa. Dra. Ude Baldan e a parceria com o Sesc e a FliSol (Festa Literária da Morada do Sol – Feira de Livros da Prefeitura de Araraquara).
Para a bibliotecária Municipal, Estela Farias Teixeira “o FliTS acabou de chegar mas, de certa forma, sempre existiu. O Fórum Literário na Terra da Saudade (FliTS) é, na verdade e em essência; a cristalização da vontade, anseio e empenho de leitores, autores, criadores e apreciadores de Cultura. Mais que um espaço literário, o FliTS busca ser e oferecer espaços de vivência, reflexão, inclusão e troca; acolhendo a produção cultural municipal e possibilitando que esta, junto ao público, confronte e navegue para tudo que habita além dos limites geográficos. Mais que prestigiar a literatura, o Fórum quer honrar quem a constrói”, salienta.
O ‘FliTS’ conta com a participação da escritora Cidinha da Silva e Coletivo Corpo Negro
A renomada escritora, é doutora em Difusão do Conhecimento e conselheira da ‘Casa Sueli Carneiro’. Publicou vinte livros, contando com mais de trezentos mil exemplares em circulação, dentre eles, os premiados ‘Um Exu em Nova York’ e ‘O mar de manu’. Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal, incluindo o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). ‘Tecnologias ancestrais de produção de infinitos’ é seu livro mais recente.
Coletivo Corpo Negro
O Grupo de Teatro Corpo Negro iniciou suas pesquisas em Novembro de 2016, a partir do desejo de trabalhar temáticas acerca da questão étnico-racial, como também questionar a representatividade de pessoas negras em cena. Não à toa, sediados em Franca, município do interior de São Paulo, cujo a cidade também foi berço de Abdias do Nascimento (19914-2011), principal nome de combate ao racismo nas artes cênicas, o grupo tem como missão dar continuidade à luta do artista também francano.
Sinopse espetáculo do @grupocorponegro – Contação de História “O Mundo Começa na Cabeça”
Por meio do diálogo ativo, os atores e atrizes, ora representam personagens fictícios inspirados na literatura infantil contemporânea, ora representam a si mesmos, retomando lembranças de sua infância e do impacto do racismo estrutural vivenciado diariamente em ambiente escolar. Com técnicas de bricolagem, o espetáculo constrói a narrativa musical a partir da interatividade com as crianças – que assumem a posição de espectadores participantes, ao responder perguntas, cantar refrões de músicas ou dançar ritmos africanos.
De acordo com a gerente de Formação Cultural, Simone Marcondes, “o FliTS intensifica o diálogo sobre a importância da ancestralidade africana brasileira, que desconstrói no imaginário cultural as questões discriminatórias, de racismo estrutural e institucional. As diversas formas de resistência do povo negro, sua cultura e tradição, milenares, foram ocultados da literatura e da história. Isso impede que as pessoas elaborarem a verdadeira contribuição dos africanos para a construção da identidade nacional. Como Formadora me sinto na obrigação de expandir a riqueza da ancestralidade africana. Corpos negros ocupam”, infere Simone.
Panorama Cultural – Programação da ‘FliTS’
Feira da Troca do Livro
Local: Biblioteca Municipal
Data: de 10 a 14/06 – durante o FLiTS
Exposição
Obras de Ignácio de Loyola Brandão – FliSol na FliTS
Festa Literária da Morada do Sol no Fórum Literário da Terra da Saudade
Local: Biblioteca Municipal
Visitação: de 06/06 à 20/06 – das 8h às 17h
Exposição
“Mostra quem somos”
A partir da obra “Olhos d’água”, de Conceição Evaristo, realizada por alunos do Programa TEIA.
Local: Casa PIPA
Visitação: de 10 a 14/06 – das 13h às 17h
Exposições (com audiodescrição)
Aquarelando a cidade
Artista: Manuela Figueredo
Tensões e Consequências: caminhos de uma cidade
Artista: José Agusto
Local: Casa da Cultura
Data: 10 a 28/06 – das 8h às 17h
RODAS DE CONVERSA
Livro “Tecnologias Ancestrais de Produção de Infinitos”
Grupo de leitura “Urdiduras” recebe a autora Cidinha da Silva.
Local: Casa da Cultura
Data: 10/06, às 19h
Livro “O Mar de Manu”
Programa TEIA recebe a autora Cidinha da Silva junto aos alunos do Pequeno Cidadão.
Local: Casa PIPA
Data: 11/06, às 9h30 e 13h30
TEATRO
@grupocorponegro
Contação de História “O Mundo Começa na Cabeça”
Local: Casa da Cultura
Data: 12/06 às 13h30 e 18h30*
Data: 13/06 às 09h e às 19h30
* Sessão seguida de bate-papo com professores
LANÇAMENTO
Livro “Reunião” (disponível também em braile)
Autor: Eduardo Waack
Data: 14/06, às 9h00
Local: Biblioteca Municipal
DANÇA
Espetáculo “Don Quixote em: as aventuras de Basílio”
de @taylafrancine com participação especial de @renatacanovaballet
Local: Casa da Cultura
Data: 14/06, às 18h00 e às 20h30 (duas sessões)