Prefeitura de Matão e APAE implantam o CATEAMA ‘Dra. Mônica Aranda Amado Flamínio’

Prefeitura de Matão e APAE implantam o CATEAMA ‘Dra. Mônica Aranda Amado Flamínio’

Com investimento aproximado de R$ 1,5 milhão, sendo recursos próprios da Prefeitura de Matão, o Centro de Atendimento a Pessoa com Espectro Autista já está atendendo, por meio de equipe técnica multidisciplinar de saúde mental e psicológica, em prédio reformado e adequado à Rua Cesário Motta, nº 1160, Centro, no antigo prédio da Farmácia Municipal.

Na semana anterior ocorreu a inauguração oficial do serviço especializado em atendimento TEA, cuja solenidade reuniu diversas autoridades representativas, bem como familiares da homenageada que nomeia o CATEAMA Dra. Mônica Aranda Amado Flamínio.

A mesa diretora foi composta pelo prefeito Cido Ferrari; o presidente da APAE Manoel Braga, Vice-Presidente Antonio Carlos Tadiotti e diretor Luiz Fernando Zuin; o secretário da Saúde, Orivaldo Reguin (Faro); a coordenadora do CATEAMA Natália Veronesi; representando a Câmara Municipal, o vereador Davison Sansei e o esposo/viúvo da homenageada, médico Dr. Claudinei Flamínio.

O planejamento e estratégia metodológica do projeto ‘CATEAMA’ preveem a atuação de uma equipe multidisciplinar especialista em TEA (psiquiatra, neuropediatra, psicopedagogo, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, etc). Dessa forma torna-se um programa de saúde mental especializada em desenvolvimento

Em seu uso da palavra na inauguração, o prefeito Cido Ferrari disse aos presentes: “Agrademos a todos que se dedicaram a concretizar o projeto do ‘CATEAMA’, tirando a ideia do papel. Esse ‘Centro’ significa um avanço para a qualidade do atendimento agora ainda mais especializado, em parceria com a APAE, aqui no nosso município. Parabéns aos profissionais que estão empenhados em realizar um excelente trabalho em benefício da melhoria em busca de qualidade de vida para as pessoas com autismo, bem como de suas famílias”, reforçou.

Nesta quinta-feira (14/12) durante visita de reconhecimento do local e acompanhamento do desenvolvimento do CATEAMA, o promotor de Justiça do Ministério Público de Matão Dr. Cleber Defina conversou com o prefeito Cido Ferrari, o secretário da Saúde Orivaldo Reguin (Faro) e o diretor da APAE, Luiz Fernando Zuin.

“Constatamos que foi dado aqui um excelente ponta pé inicial, pois escolheu-se um local adequado, com equipe especializada e as famílias já percebem a melhora no comportamento e comunicação de seus filhos que vem sendo atendidos no CATEAMA. Estamos satisfeitos e porque conversamos com o prefeito e sua equipe de governo há menos de um ano e já temos esses resultados do que foi planejado realizar. Isso é muito bom”, avaliou o promotor, Dr. Cleber Defina.

Conforme relatou o secretário de Administração e Finanças Willian Di Gaetano Bassi, as tramitações que deram início ao processo de diálogos entre todas as instituições e órgãos representativos dos poderes Executivo, Legislativo e sociedade civil – e que resultaram na criação do projeto, hoje transformado em Lei Municipal – surgiram no ano passado, a partir de um questionamento do Ministério Público, na pessoa do Dr. Cleber Defina, com o acompanhamento do vereador Dr. Paulo Bernardi.

“Iniciamos um processo de reunião de ideias e fundamentações com todos os órgãos responsáveis da Prefeitura e sociedade civil para o projeto construção do projeto ‘CATEAMA’ e também fizemos um estudo sobre as possibilidades para investimento financeiro neste setor”, relatou o secretário Willian Di Gaetano Bassi.

Neste sentido o CATEAMA nasceu a partir do projeto de Lei nº 048/2023 construído a várias mãos, seja pelo poder Executivo, Legislativo, Ministério Público, APAE, Conselhos Municipais e profissionais da Saúde do município. Alinhadas com o Ministério Público as equipes tomaram como referência a Lei Federal 12.764/2012, que dispõe sobre a instituição de políticas públicas que visam a garantia, proteção e ampliação dos direitos das pessoas com TEA. Assim fundamentado, o referido projeto foi transformado em Lei Municipal 5.738, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, no dia 04 de abril de 2023.

Rede psicossocial de atendimento inclui ‘Educação, Saúde e Assistência’: parte do que já vem sendo realizado desde 2021

Na rede municipal de ensino somente este ano de 2023, 114 estudantes foram diagnosticados com TEA e recebem atendimento especial: sendo, 75 crianças (Educação Infantil); 24 crianças (Fundamental I); 15 adolescentes (Fundamental II).
Assim como o setor de Educação, a área da Saúde também desenvolve o atendimento a pessoa diagnosticada com TEA, através do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS); Ambulatório de Saúde Mental; Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e Centro Especializado de Assistência Social (CREAS); Unidades Básicas de Saúde; Estratégia e Saúde da Família e Centrinho (atendimento às crianças).

“Nossa rede psicossocial agora encaminha os casos de hipóteses de diagnósticos de TEA ao CATEAMA, que verifica com profundidade se realmente procede o pré-diagnóstico, sua classificação, e de acordo com cada especificidade diferente, inicia o processo de tratamento especializado”, explicou o secretário de Saúde Orivaldo Reguin (Faro).

Homenagem a Dra ‘Dra. Mônica Aranda Amado Flamínio’

Foi lido um texto biográfico sobre a vida e atuação da ‘Dra. Mônica’, frente a saúde mental do município de Matão, pela diretora do Ambulatório Médico de Saúde Mental, Mariana Magnabosco, cuja homenagem foi acompanhada pela coordenadora do Centrinho, Maria Emília Fortunato Moraes Panegossi.

Neste momento de forte comoção o esposo, médico, Dr. Claudinei Firmino agradeceu a escolha do nome de sua esposa para o CATEAMA. “A Mônica é o ser humano mais extraordinário que conheci em toda minha vida! Ela era doce, terna, dedicada, vocacionada à causa da saúde mental e amava o que fazia. Considero a homenagem a ela muito justa”, concluiu.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?