Prefeitura de Matão em parceria com cooperativas realizam coleta seletiva nos bairros

A Prefeitura de Matão, em parceria com as cooperativas Coopermatão e Cooperasolmat, está ampliando o serviço de coleta seletiva com dois caminhões que passam diariamente nos bairros do município. Um terceiro veículo da empresa terceirizada Colorado, também complementa este trabalho no município. Além disso, em breve, novos projetos serão executados pela Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos com uma politica de resíduos sólidos ainda mais efetiva.

Este é um trabalho de sustentabilidade e estamos nos organizando para criar alternativas que facilitem o recebimento e encaminhamento destes materiais. Além dos benefícios ao meio ambiente, temos o lado econômico associado a cerca de 40 famílias que trabalham diretamente nestas cooperativas e dependem destes recicláveis para geração de renda”, afirmou o prefeito Adauto Scardoelli.

Para evitar grandes impactos ao meio ambiente e o descarte incorreto, são coletados de porta em porta, todos os materiais que têm a possibilidade de reciclagem ou reutilização, além do óleo vegetal. Em Matão, existe um cronograma diário que organiza esta coleta e, para facilitar a logística dos trabalhadores, é solicitado a separação dos materiais recicláveis do lixo comum.

As cooperativas entregam um saco plástico onde devem ser armazenados os materiais até o dia da retirada dos caminhões. Os resíduos cortantes e óleo de cozinha devem ser armazenados em recipientes separados para evitar riscos de acidente e contaminação. Atualmente, a coleta seletiva acontece de segunda a quinta-feira, em vinte e seis bairros . Nos demais, é necessário que a população ligue e faça o agendamento, e de forma organizada, os materiais são recolhidos. O agendamento deve ser feito através do telefone 3383-4055.

O secretário de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Luiz Gonzaga Bussola ressalta que Educação Ambiental é o dever de todos. “Sabemos das problemáticas que existem em Matão, e estamos buscando parcerias e estudando novos projetos. Porém, é preciso a consciência e ação de mais pessoas, afinal, separar este material do lixo comum é tão simples e deveria ser a rotina de todos nós. Ressalto que o descarte irregular em terrenos, considerado crime, também é nossa preocupação e novas providências serão tomadas com relação a este tipo de ação”, afirmou

Pontos de Entrega Voluntária (PEV)

Matão dispõe de duas unidades dos Pontos de Entrega Voluntária (PEV). Neles, a população pode levar papéis, plásticos, metais, vidros, sobras de entulho e galhos de podas de árvores. Outro tipo de material recebido por estes locais, são os chamados “lixo eletrônico doméstico” (celulares, computadores, fone de celular, televisores, baterias, pilhas, lâmpadas fluorescentes, entre outros).

Devido as novas tecnologias e o imediatismo do Mercado, o consumo de eletrônico cresce no mundo com produtos considerados última geração. Em nosso país, cerca de dois milhões de toneladas de aparelhos eletroeletrônicos como celulares, liquidificadores, computadores, fones de ouvido, televisores e pilhas são descartados anualmente, sendo reciclado apenas 3% deste total.

Segundo a diretora do Departamento de Meio Ambiente de Matão, Maria Bellintani Ourique de Carvalho, esta realidade não é muito diferente por aqui. “Exatamente pela facilidade de compra e a necessidade da modernização, descartamos muito rápido aparelhos com pouco tempo de uso e isso reflete nesta proporção grandiosa de eletrônicos que provocam a contaminação do solo e da água com sérias consequências. Mesmo assim, produzimos muito lixo e grande parte dele pode ser transformado em outras matérias-primas, em vez de ser descartado em aterros sanitários. É vantagem para o planeta e para nós”,.

Em Matão os PEV’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00 e aos sábados, das 8h00 às 12h30. São duas unidades: Rua José Perlato, nº 940, no Distrito Adolfo Baldan e na Avenida Brasil, na Vila Cardim, ao lado da escola Caic .

Materiais Coleta Seletiva

PLÁSTICO – Tampas, potes de alimentos, garrafas PET, PVC, recipientes e embalagens de limpeza domiciliar e higiene pessoal, sacos e sacolas plásticas, baldes

VIDRO Potes de vidro, copos, garrafas, embalagens, recipientes e frascos de vidro

PAPEL Jornais, revistas, cadernos, caixas de papelão, listas telefônicas, embalagens longa vida