Prefeitura de Matão fará mutirão para castração de cães e gatos em São Lourenço do Turvo

Planeja-se realizar em janeiro de 2024 o procedimento cirúrgico de esterilização em unidade móvel (ônibus) adaptada e equipada com materiais e equipe veterinária.

O cadastro para castração de cães e gatos teve início em (16/11) e se estenderá até 11/01/2024. Interessados podem ir até a Sub- Prefeitura do Distrito de São Lourenço do Turvo munidos de CPF, RG, comprovante de renda familiar e de endereço. O atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira das 8h00 às 16h00.

“O ideal seria que todos os animais domésticos tivessem um lar, mas na realidade cresce a cada dia o número de cães e gatos que vivem nas ruas e são encaminhados ao Canil Municipal. A castração deverá ajudar a melhorar essa situação”, comentou o prefeito Cido Ferrari.

O ‘Mutirão de Castração’, por meio de um ‘Castramóvel’, está previsto para ocorrer em janeiro de 2024. Com o objetivo de atender a demanda do Distrito de São Lourenço do Turvo abrangerá animais de famílias de baixa renda (até três salários-mínimos), protetores individuais, animais comunitários ou sob tutela de ONGs.

O atual planejamento de castração do município engloba um pacote de prestação de serviços de castrações, sendo que após processo licitatório, contratou-se duas Clínicas Veterinárias de Matão, bem como serviço móvel, que prevê a realização de 2.491 castrações. O primeiro lote de 631 castrações já está em execução, cujo convênio se estabelece com a Secretaria do Estado de Saúde.

O segundo lote de 1290 castrações, está em andamento e por último, planeja-se realizar um terceiro lote de mais 570 castrações – através do Serviço Médico Veterinário Móvel (SEMEMOVS) – sendo que estes dois últimos lotes serão realizados com recursos próprios.