Prefeitura de Matão inicia a modernização completa do sistema de iluminação pública

Na sexta-feira (14), o prefeito Cido Ferrari oficializou o início de mais um grande projeto para a melhoria da infraestrutura de Matão, que consiste na modernização de todo o sistema de iluminação pública. Nesta primeira fase, serão investidos mais de R$ 9 milhões para a troca de aproximadamente 12 mil lâmpadas, de vapor de sódio e de vapor metálico, pelas de tecnologia LED. A segunda fase do projeto será lançado em breve, quando serão substituídas as luminárias das praças e demais áreas públicas. Ao todo, serão investidos R$ 13 milhões nesta parceria entre a Prefeitura de Matão e a Desenvolve/SP.

O projeto foi elaborado com base em um levantamento realizado pela Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção, por meio do setor de Divisão de Manutenção Elétrica e Hidráulica. Esse levantamento identificou a necessidade de renovação da iluminação pública em Matão e, a partir daí, um projeto arrojado e vinculado a ações administrativas foi desenvolvido.

Durante o evento de assinatura da Ordem de Serviço, realizada na noite de sexta-feira (14), na praça “Bartolomeu Ferreira”, na Vila Pereira, o prefeito Cido Ferrari elencou as vantagens deste projeto. “Além de ser mais sustentável e proporcionar maior segurança devido à eficiência energética, identificamos vários outros benefícios de curto e longo prazo. O LED resulta menor consumo de energia e, consequentemente, isso vai diminuir os custos com a eletricidade. De acordo com o levantamento realizado, a Prefeitura de Matão deve economizar mais de R$ 160 mil ao mês”, destacou.

Sob a supervisão do Departamento de Divisão de Manutenção Elétrica e Hidráulica, a empresa licitada já começa a executar os serviços nesta segunda-feira (17), com três equipes. Os primeiros bairros serão: Vila Pereira, Jardim Morumbi, Maria Cândida, Conjunto Residencial João Vital, Jardim Santa Rosa, Vila Maria, Senhor Bom Jesus e Jardim Esperança. A previsão de término é de 5 meses.

default

O secretário de Serviços Municipais, Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), relembrou outras melhorias executadas anteriormente, por meio da Contribuição para Iluminação Pública (CIP). “Além dos reparos e manutenções, em pouco mais de dois anos de mandato, a gestão do prefeito Cido Ferrari já conseguiu fazer a troca de mais de 3 mil lâmpadas convencionais e reatores a vapor metálico, por luminárias de LED. Tudo isso gera uma economia significativa de energia elétrica, além de que, as lâmpadas LED possuem uma vida útil mais longa, o que reduz a necessidade de manutenção constante.’, explicou.

Entre os locais que receberam recentes investimentos pela CIP estão; a Avenida Daniel Antônio de Brito, Vicinal Augusto Bambozzi, Distrito de São Lourenço do Turvo, Avenida Trolesi com a Avenida Baldan, os bairros Jardim Paraíso I, II e III, Silvânia, Jardim Alvorada entre outros.