Prefeitura de Matão investe em formação profissional

Esta semana a Prefeitura de Matão, representada pela Defesa Civil participou de treinamentos teóricos e práticos, na cidade de Araraquara. Essas formações contínuas fazem parte do programa “Oficina Preparatória para Operação Estiagem” (OPOE), período com maior risco de incêndios. Os cursos são realizadas em todo Estado de São Paulo, por regiões e anualmente, pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, sendo que as oficinas são ministradas pelo Corpo de Bombeiros Estadual.

O treinamento teve a participação de cinco bombeiros municipais (Ademir, César, Bononi, Ribeiro, Lemas), bem como do coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil Luciano Gonçalves Leite.

“Estamos nos preparando para prevenir os incêndios no nosso município, pois as ocorrências do ano passado nos preocuparam muito. Para isso reorganizamos o setor, investimos em novos equipamentos e estamos direcionando a equipe para os treinamentos”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.

Além disso, o município de Matão aderiu ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Operação Corta Fogo), cujo sistema de combate é coordenado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, por intermédio da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade.

Para o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Luciano Gonçalves Leite, a participação constante em cursos de prevenção é importante, porque possibilita a atualização do manuseio de novos equipamentos e fortalece a rede de apoio no setor. “É também uma oportunidade de estreitar a interação com outras coordenadorias municipais de Defesa Civil, com as quais trocamos experiências e fortalecemos o apoio entre si”, avaliou.