Prefeitura de Matão investe em novos equipamentos para o SAMU

Em busca de ofertar o melhor atendimento aos munícipes, a Prefeitura de Matão fez a entrega de novos equipamentos ao Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU-Matão). Com o investimento total de R$ 128.359,23, o material que já está em uso pelas equipes de socorristas, foi integrado às unidades de suporte avançado (USA) e suporte básico (USB) e servem para diversos tipos de atendimentos de urgência e emergência. Na ocasião, reafirmando o compromisso com os matonenses, o prefeito Cido Ferrari também anunciou a abertura da licitação da nova base, futuramente instalada no Parque Pinheirinho.

Da entrega dos novos equipamentos, também participaram o secretário da Saúde, Ademir de Souza, o diretor Orivaldo Ademir Reguin (Faro) e o diretor administrativo da Secretaria Municipal da Saúde, Márcio Pelegrini.

“A Prefeitura tem investido em todas as áreas, o que também acontece com frequência na Saúde. Nossos esforços são conduzidos para manter e ofertar o melhor serviço à população, e estamos comprometidos também com o SAMU que tem um grande impacto na vida de todos os moradores”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

Entre as aquisições estão aspirador portátil, medicamentos como Ranger Lactato, materiais de primeiros socorros, colar cervical, aventais, encosto de cabeça + head block adulto (imobilizador), reanimador manual infantil, pranchas, entre outros instrumentos básicos necessários e que auxiliam nos procedimentos e primeiros atendimentos de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores-socorristas.

Localizada em um prédio na Avenida São Lourenço, no IV Centenário, a base de Matão também atende e se desloca em ocorrências de transferência para as cidades de Dobrada, Santa Ernestina e Motuca, sendo composta por unidades de reservas técnicas, unidade de UTI (Unidade de Suporte Avançado) e Unidade de Suporte Básico, com atuação 24 horas.

Dando sequência aos projetos e estratégias de contenção de gastos com aluguéis de prédios públicos, em breve, acontece a abertura da licitação para a construção da nova base do SAMU de Matão. O investimento está avaliado em R$ 500 mil.

“A área do Pinheiro é extremamente ampla e está em um local que facilita o trajeto das equipes. O projeto prevê um prédio com toda a estrutura necessária para abrigar as unidades móveis existente e as demais que possamos conquistar, pois nossa intenção também é conseguir mais ambulâncias. Serão instalações mais estruturadas que vão refletir nas condições de trabalho das equipes que precisam de um local mais apropriado devido à rotina diária intensa. Além de cuidar da população, esta é a forma de cuidarmos destes profissionais que salvam inúmeras vidas e que estão sempre à disposição para fazer o melhor por nossas famílias”, finalizou Cido Ferrari.

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O socorro é feito após chamada gratuita, feita para o telefone 192.