Os novos parques são compostos por 3 e 4 torres de tobogãs, túnel, passarela de corda, escorregadores, balanços, caracol com escaladas, gangorras, gira-gira, entre outros acessórios.
Tomando como critério equipar as EMEIs que atendem um maior número de crianças e que necessitavam de ampliação da estrutura pedagógica externa, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e Cultura realizou a compra e instalou quatro novos parques de diversão.
“Entendemos que cuidar das pessoas significa investir em estruturas que trazem conforto, facilitam o desenvolvimento educacional, dando condições de trabalho para educadores e para a aprendizagem das crianças”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.
De acordo com o secretário da pasta, Alexandre Luiz Martins de Freitas a aquisição de parques, brinquedos e livros, bem como as ampliações e adequações na estrutura interna e externa das escolas são ações alinhadas as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que considera o ‘brincar’ fundamental para o desenvolvimento cognitivo e aprendizado da criança, no sentido de potencializar o processo de percepção, interação com o meio ambiente e habilidade em comunicação.
“É durante a experiência promovida pela brincadeira e o contato com a natureza que a criança aprende de forma prazerosa, lúdica e se socializa com os demais colegas e adultos”, considerou Alexandre.
No início deste mês de novembro foram instalados os parques nas seguintes EMEIs:
EMEI Casal Paulo Marcondes Ciarlo e Maria de Lourdes Cintra Silva Marcondes Ciarlo – Parque das Laranjeiras
EMEI Professora Italina de Freitas Ferreira Caruzo – Caic – Vila Cardim
EMEI Professora Helena Lian – jardim do Bosque