Neste 6º vídeo da ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, a fonoaudióloga Rosângela Ramos Falcão, explica que a audição é um dos mais importantes sentidos, sendo que é ouvindo que desenvolvemos a fala, a linguagem, a interação social e o aprendizado. É também o principal sentido de localização espacial, da distância, que nos permite antecipar informações, como por exemplo o passo da mãe até chegar à mamadeira.
E aconselha: “devemos ficar atentos se a criança não reage a ruídos como o bater de portas, a buzina de carros, o trovão… Ou não reconhece, demonstrando alegria, a voz da mãe e se apresenta choro descontrolado, ignora sons interrompendo o balbucio e quase sempre está muito irritada, agitada e nervosa”, alerta a fonoaudióloga.
Para obter mais informações converse com os profissionais do NAE-Lume, situada à Rua Carlos Monteiro Castro nº 105, no Jardim Acácias ou através dos telefones (16) 3384-7085 ou 3382-6771.
Instituições vinculadas: o NAPE – Núcleo de Apoio e Prevenção Educacional “Renata Nicolucci” e o CEMEES – Centro Municipal De Ensino Especial Para Surdos “Edra Cristiane Chiozzini, o NAE-Lume, possui uma infraestrutura extremamente ampla e adequada para o atendimento de seus usuários, como: Laboratório de informática; Internet banda larga; Parque Infantil; Refeitório; Pátio coberto; área verde; Sala do Professor e alimentação.
Estudantes matonenses participam do programa EPTV na Escola
Com o tema ‘Inteligência artificial: aliada ou inimiga do nosso...