Prefeitura de Matão realiza II Conferência Municipal de Saúde Mental

Na sexta-feira (28) a Prefeitura de Matão realizou a II Conferência Municipal da Saúde Mental, nas instalações do Instituto Federal de São Paulo (IFSP). O evento foi organizado pela Secretaria da Saúde, com palestras, debates e oficinas, voltados tanto ao público técnico do assunto, como também a membros da sociedade civil.

O prefeito Cido Ferrari acompanhou o evento, com o secretário da Saúde, Ademir de Souza, todos os diretores, coordenadores e equipes técnicas da rede municipal de saúde. Houve participação via internet do ex-ministro da Saúde e atual Deputado Federal Alexandre Padilha, que contou suas experiências na organização do Sistema Único de Saúde, saudando e parabenizando a todos pela iniciativa da realização da ‘II Conferência’.

“Um evento como este é muito importante, porque reúne os profissionais da área para debaterem as possibilidades de melhorias, de maneira que as decisões sobre mudanças e implantações sejam bem analisadas, democraticamente”. Considerou o prefeito Cido Ferrari.

Hoje o atendimento a saúde mental ocorre em diversos endereços do município. “Os resultados são bons e com a ideia de criarmos um “Centro Unificado” deverão melhorar ainda mais para todos”, avaliou o secretário da Saúde Ademir de Souza.

De acordo com a coordenadora de Articulação da Rede de Saúde Mental, Mariana Magnabosco, durante o evento foram debatidas as propostas de melhorias para o setor, através da pré-conferência.

“Desde o ano passado temos recolhido anotações e feito escuta ativa para serem discutidas nesta II Conferência. Por isso programamos um momento de debate em subgrupos, onde divididos em quatro eixos temáticos, todos puderam contribuir com as futuras mudanças e melhorias para o atendimento da rede de saúde mental”, explicou a articuladora.

Outro objetivo da conferência foi eleger os delegados que representarão o município nas etapas regional, estadual e nacional, rumo a V Conferência Nacional de Saúde Mental.

“O município de Matão deverá participar de maneira ativa nas próximas etapas da Conferência, sugerindo, propondo melhorias, apoiando o SUS e contando experiências”, salientou o diretor da Saúde Mental e de Postos, Jean Fernandes.