Prefeitura de Matão realiza manutenção da limpeza no canal do Rio São Lourenço

Neste período de estiagem, previsto para a maior parte do mês de agosto, a Prefeitura realizou a limpeza no canal do Rio São Lourenço, a fim de que quando vierem as chuvas de verão não haja enchentes na cidade.

“Manter a limpeza do Rio São Lourenço, com qualidade profissional, é um compromisso firmado com os matonenses, que agora podem ficar mais tranquilos em períodos chuvosos, porque o risco de alagamento é bem menor. Por isso determinei a manutenção periódica, ou seja, para garantir que a sujeira não tome a proporção que chegou em anos anteriores a 2021”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

No ano passado, cerca de 2000 caminhões lotados de grama, areia e resíduos de lixo foram retirados do Rio São Lourenço, pela Prefeitura de Matão a partir da intensificação do serviço de limpeza e desobstrução do canal – que se encontrava entupido há cerca de cinco anos – teve início em agosto de 2022, com planejamento para manutenção anual.

A estratégia da limpeza realizada no Rio São Lourenço foi definida dentro dos parâmetros da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Ela atua na fiscalização e prevê a limpeza constante das tubulações, para o escoamento e fluidez das águas pluviais (enxurradas) que evitam as inundações decorrentes do transbordamento, sobretudo, em tempos de chuva.

De acordo com o Secretário de Serviços, Geraldo Lesbão Meira (Mineiro), foi necessário reunir esforços para iniciar a limpeza do Rio São Lourenço, em tempo recorde e com qualidade no ano passado e agora é preciso cuidar da manutenção.

Na ocasião o serviço foi realizado com cinco caminhões grandes e um pequeno; uma máquina ‘pá-carregadeira’ e uma equipe de dez trabalhadores com encarregados.

Para informar sobre a necessidade de limpeza e reparos, em locais públicos, entre em contato com a Secretaria de Serviços da Prefeitura, pelo telefone (16) 3383-4059.

Ou através da ‘Ouvidoria’ da Prefeitura: (16) 3383-3125, e-mail ouvidoria@matao.sp.gov.br.

default