Prefeitura de Matão realiza “Mutirão de Lixo Eletrônico”

As pessoas devem levar até o Parque Ecológico nos dias 10 e 11 de março, sexta-feira e sábado, das 9h às 15h para que sejam encaminhados a reciclagem.

Por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com apoio da empresa Led Reciclagem Tecnológico esta ação da Prefeitura ocorrerá nas imediações da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude, localizada no Parque Ecológico, denominado ‘Laerte José Tarallo Mendes’.

“Estamos empenhados em transformar Matão numa cidade cada dia mais bonita e melhor para se viver e para isso é preciso que toda população esteja engajada nas campanhas de preservação do meio ambiente, descartando corretamente o lixo eletrônico e óleo de cozinha”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

Além de equipamentos eletroeletrônicos, como celulares e computadores, por exemplo, serão recebidos óleo de cozinha usado e também radiografias (RX).

Conforme explicou a diretora de Meio Ambiente Maria Ourique Bellintani de Carvalho, “muitos produtos eletrônicos contêm elementos tóxicos que podem causar danos ao meio ambiente, por isso o descarte correto precisa ser realizado por empresa especializada, neste caso quem realiza é a empresa Led”.

Por isso a ação tem como objetivo incentivar o descarte adequado desses materiais, bem como a sua reciclagem por empresas devidamente licenciadas. 🗑️

“Ressaltamos que a participação da população é muito importante, para a adoção de ações concretas que evitem a contaminação do solo, das águas e do ar impedindo assim o descarte de metais pesados, plásticos e outros resíduos do lixo eletrônico para que possamos promover a reciclagem destes materiais”, conclui Maria.

Anotem os materiais que serão recolhidos

Óleo de cozinha, usado; radiografias (RX).

Eletroeletrônicos: aparelho de celular, obsoletos; baterias, cabos e carregadores; caixa de som; calculadora; cartucho/toner; CD Room; central/PABX/eletrônica; CPU desmontada; DVD e Gravador; freezer/geladeira; televisores; caixa registradora digital; HD/mouse/teclado/no break; placa de rede/modem; placa de vídeo/som (diversas); placa ‘mãe’; processador; fax e aparelho de telefone; vídeo cassete/aparelho de som; DVD home/microondas/scanner; ventilador/liquidificador/batedeira; TV 14/17/21/29/32 polegadas; memória DIM; memória EDO; monitor 14/15/17; monitor LCD; fone AT/ATX; fotocopiadora; impressora lazer/jato; impressora matricial; memória DDR; estabilizador; flopy disk; etc.

Para mais informações, ligue na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (16) 3383-4055 ou 3383-4060.No homem essas químicas podem provocar diversas síndromes: hepática, cardiovascular, gastrointestinal: o mercúrio, por exemplo, pode causar danos ao fígado, ao cérebro e ao sistema nervoso, além de câncer e mau desenvolvimento do feto.