Prefeitura de Matão reinaugura a Praça Beatriz Zanardi Gardini

Evento comemorou os resultados da entrega de mais uma obra finalizada com sucesso!

Na sexta-feira (14/06) a Prefeitura reinaugurou a Praça da Vila Cardim, com a presença de diversas autoridades e de moradores desta região. Teve brinquedos infláveis e algodão-doce para as crianças. A obra recebeu um investimento de R$ 515.423.27, sendo R$ 250 mil advindos de emenda parlamentar da deputada Márcia Lia.

O novo cenário agradou a todos! Praça iluminada com 100% de lâmpadas Led, árvores revitalizadas, flores plantadas, replantio de gramado, guias de meio-fio reformadas, novos bancos, conserto de torneiras e hidrômetro, pintura nova, sarjeta com escoamento para águas fluviais e constante cuidados e manutenção pelos membros do projeto ‘Boa Praça’, Dirce Aparecida Ravagnani e Waldomiro da Santos Silva.

De acordo com o prefeito Cido Ferrari, assim que o atual Governo assumiu a administração em 2021, identificou as necessidades de reforma geral e reparos – inclusive a troca de iluminação, naPraça Beatriz Zanardi Gardini, que estava abandonada. Foi elaborado um projeto de revitalização e dado início a busca por recursos para a obra.

“A reforma dessa ‘Praça’ é muito importante, pois traz valorização para esta região, que agora está ainda mais bonita e com mais segurança! Desejamos que a população aqui da Vila Cardim e bairros vizinhos aproveitem o espaço para descanso e lazer, pois ficou muito bonita e agradável”, salientou o prefeito Cido Ferrari.

Também estavam presentes no evento, a Deputada Estadual, Márcia Lia; os vereadores, Davison Sansei, Dr. Francisco Luiz Francisco Fernandes (Pelanca) e Cido Motos; bem como os secretários de Governo, Sebastião de Deus Moreira; de Administração e Finanças Willian Di Gaetano Bassi; de Serviços Municipais, Geraldo Lesbão Meira (Mineiro); de Segurança, Trânsito e Defesa Civil, Robson Moreira; de Saúde, Orivaldo Reguin (Faro); de Esportes, Lazer e Juventude, José Orlando Marchesan Mingossi; e o diretor de Relações Institucionais, Ademir de Souza.

A noite de reinauguração reuniu ainda, os familiares da saudosa senhora ‘Beatriz Zanardi Gardini’, sejam o senhor Darcy Gardini (filho); os netos, Márcio Gardini e Célio Gardini; e a bisneta, Shirlei Leão.

O senhor Darcy Gardini, único filho da patrona da ‘Praça’ ainda vivo, fez uso da palavra e se disse bastante comovido com a homenagem a sua mãe, principalmente por ter dado nome a uma praça tão bonita, espaço que traz e trará bem-estar as pessoas.

História de Beatriz Zanardi Gardini

Nasceu em 15 de agosto de 1898 e faleceu em 15 de setembro de 1980. Filha dos imigrantes italianos Jozé Zanardi e Giuseppina Bertazzi, foi casada com Roberto Gardini e com ele teve 10 filhos: Angelino, Antenor, Darcy, Elvo, Essio, Euclides, Idílio, Lydia, Natalino e Palmira.

Dona Beatriz foi uma das primeiras moradoras do Bairro Alto, trabalhou intensamente para a construção da primeira capela de Nossa Senhora Aparecida. Bastante conhecida entre as pessoas por causa de suas iniciativas voluntárias de acolhimento e ajuda às famílias carentes, em uma época em que ainda quase não haviam instituições ligadas à assistência social na cidade.

O sítio da família deu origem aos bairros Vila Roberto e parte da Vila Cardim, onde está situada a Escola Estadual Professora Chlorita de Oliveira Penteado Martins.