Prefeitura e ADEVIMA providenciam lupa a alunos da rede pública com deficiência visual

Esta é a segunda vez que a Prefeitura e Associação dos Deficientes Visuais de Matão (ADEVIMA) providenciam a lupa eletrônica tipo mouse a um aluno da rede municipal de ensino, com deficiência visual. A ação didática e pedagógica, tem sido mediada pela Secretaria de Educação e Cultura, Núcleo de Atendimento Especializado – NAE-LUME, instituições nomeadas: Edra Cristiane Chiozzini e Renata Nicolucci. Esta iniciativa se faz ainda mais necessária neste momento de pandemia, no qual os estudantes, com deficiência visual, precisam acompanhar as atividades educacionais orientadas pelos professores, de forma remota, por meio do computador. O recurso tecnológico da lupa eletrônica tipo mouse, torna possível o sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

Conforme comentou o Prefeito Adauto Scardoelli, “as atenções das equipes de educadores estão dobradas, durante a pandemia, para garantir que os alunos sejam atendidos com qualidade, de maneira humanizada, em todas as suas diversas necessidades e assim consigam continuar aprendendo”.

O menino Leonardo Miguel da Silva, de onze anos, frequenta o 6º ano do Ensino Fundamental II e está matriculado na Escola Antônio Carlos Manzini. Sua mãe, Dona Patrícia Cristina da Silva, conta que “desde os primeiros meses de nascimento do filho, já notou que havia algo estranho com os olhos de Leonardo”. Depois de muitas idas a vários médicos, descobriu-se que ele não enxergada nada por uma das vistas, enquanto que pela outra, possuía apenas 40% de visão. Ao ser perguntado sobre o que mais o motiva a estudar, Leonardo responde seriamente que deseja atuar como médico.

A família de Leonardo, que atua profissionalmente na área da saúde, demonstra satisfação com o que parece ser sua vocação para a medicina. A mãe, trabalha como cozinheira e a irmã, como enfermeira, ambas no Hospital Carlos Fernando Malzoni.

Participaram da visita à casa de Leonardo, para entrega e orientação sobre o uso da lupa eletrônica: José Dercino Bertolaia, presidente da ADEVIMA; Renata Bezerra dos Santos, diretora do NAE-LUME; Graziela Carla Guttardi, diretora da “Escola Manzini” e Genesi Torres Coelho Espanhol, coordenadora do Ensino Fundamental II.

Segundo Renata Bezerra, “a professora da ADEVIMA, Marcia Renata Bonelli, tem feito um trabalho muito especial de orientação aos alunos da rede, com deficiência visual, além de estabelecer contato com as famílias e alunos, para manutenção do vínculo, ela orienta as atividades educacionais do ensino remoto”.

José Dercino, que também não enxerga de um dos olhos, conversou com o menino Leonardo, encorajando-o a enfrentar o desafio de estudar, mesmo com deficiência visual e disse, “você vai conseguir vencer na vida! Aproveite os recursos, como a lupa eletrônica, o caderno ampliado, a atenção dos professores e procure dar o seu melhor”. Dercino contou que “conseguiu vencer na vida ,pessoal e profissional, por meio da dedicação aos estudos. Foi aprovado em três importantes e difíceis concursos públicos, para as funções de: professor de matemática; auxiliar judiciário e oficial de justiça.

A ADEVIMA possui um estoque de 12 lupas eletrônicas tipo mouse e pretende emprestar, por tempo indeterminado, a todos os alunos com deficiência visual. O NAE-LUME e Secretaria de Educação e Cultura estão empenhados em identificar os alunos que precisam da lupa, para que sequencialmente, possam realizar o mesmo trabalho, junto a cada um deles.