Prefeitura em parceria com Citrosuco realiza Programa ‘Carriola do Saber’ na Escola do Caju

A EMEF Prefeito Celso de Barros Perche (Caju), foi contemplada com o Programa socioeducacional ‘Carriola do Saber’ da Citrosuco Paulista S/A. Esta ação está vinculada ao projeto ‘Parceria pela Valorização da Educação’ (PVE), uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras desta empresa, comprometida com a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e de mobilização social de comunidades.

“As parcerias com empresas e instituições que têm responsabilidade social, como é o caso do Instituto Votorantim e Citrosuco, são muito bem vindas! Por isso agradecemos a especial contribuição com nossa cidade, pois despertar nos estudantes o interesse pela leitura significa prepará-los para a vida”, considerou o prefeito Cido Ferrari.

Em Matão desde 2017, a ‘Parceria pela Valorização da Educação’ (PVE) entre a Prefeitura/Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Citrosuco Paulista S/A, tem a finalidade de ajudar a desenvolver a qualidade do ensino na rede municipal. Além de envolver a escola, a PVE atua também junto a ‘Grupos de Mobilização’.

“Esperamos que esta ação se estenda para outras escolas, pois sabemos que os benefícios em termos pedagógicos são surpreendentes, quando os estudantes passam a tomar gosto pela leitura”, avaliou o secretário de Educação e Cultura Alexandre Luiz Martins de Freitas.

O programa ‘Carriola do Saber’ faz uma analogia entre a carriola que transporta materiais de construção para que edificações sejam construídas e, o processo de construção do conhecimento ampliado a partir do ‘‘despertar’’ do gosto pela leitura.

Os livros transmitem conhecimentos fundamentais para a formação dos estudantes, que tornam-se sujeitos pensantes, críticos, capazes de construir um mundo melhor.

A oficina de leitura e contação de história foi desenvolvida pela diretora de Difusão de Cultura Simone Marcondes, que iniciou a atividade com técnicas de expressão corporal, projeção vocal e desinibição. “Dividi o grupo geral em subgrupos de três e quatro pessoas e em seguida propus que escolhessem uma história, treinassem em particular e depois puderam apresentar a todos”, explicou Simone.

De acordo com o slogan (frase de efeito) da PVE “Estar Presente Faz a Diferença” e para estabelecer vínculo social com a comunidade, estiveram presentes nesta atividade: a formadora da Comunidade Educativa (Cedac) e (PVE) de São Paulo, Alessandra Tavares; a analista Sênior de Responsabilidade Social da Citrosuco, Margareth Ribeiro da Silva (Margô); bem como a diretora da EMEF Prefeito Celso de Barros Perche, Celimara Inês Garbim Avelino e a diretora de Divisão do Ensino Fundamental II, Michele Adriani.