Prefeitura inicia processo de separação do lixo no Aterro de Triagem e Transbordo do bairro Paraíso

A Prefeitura de Matão começou esta semana a redirecionar o lixo, jogado de forma errada, no Aterro de Triagem e Transbordo (ATT) do bairro Paraíso. O trabalho faz parte do planejamento de ações concretas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos. Um caminhão foi alugado, com o objetivo de transferir todo o lixo do ATT para o Aterro da cidade de São Carlos, com o auxílio de um trator, que deverá amontoar os resíduos, previamente no local.

A enorme montanha de resíduos de lixo, denuncia a falta de conscientização e educação ambiental, por parte da população, mas também demonstra o quanto a Prefeitura está no caminho certo, ao começar a separar e redirecionar para o aterro. “Tenho confiança de que a equipe do Meio Ambiente, responsável por resolver esse problema do lixo em Matão, fará um excelente trabalho, mas precisamos contar com a colaboração da população, no sentido de seguir as regras que serão definidas, na busca pela organização desse setor”, reforça o Prefeito Adauto Scardoelli.

Nos montes de resíduos de lixo do ATT é possível notar: restos de galhos de árvores; restos de construção civil, como cimento e tijolos; sofás velhos; guarda-roupas; lixos eletrônicos; roupas rasgadas; brinquedos infantis; tubo de televisores; pedaços de geladeiras quebradas; etc.

Nesse sentido, faz-se necessário também, ter uma equipe, para realizar a triagem manual dos resíduos. “Nossa meta é separar os restos de construção civil e reutilizá-los para melhorar as estradas de terra das áreas rurais; usar os galhos de árvores, em usinas de energia, que utilizam as sobras de podas para sua produção; e os resíduos de lixo doméstico e eletrônico serão reencaminhados aos pontos de coleta espalhados pela cidade”, explica o Secretário Bussola.

Considerando que a maioria das pessoas não sabem ou ainda não foram ensinadas a separarem o lixo, de maneira correta, a Prefeitura fará também placas instrutivas e organizará o espaço do ATT do Paraíso, para redirecionar essas pessoas quanto a separação do lixo, na hora do descarte.

Como a Prefeitura não pode, nesse momento, aumentar a equipe que deverá fazer a triagem manual dos descartes ilegais de lixo, então os cidadãos que se depararem com algum flagrante, devem entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente (3384-4055) e ou com a Prefeitura (3383-4077).