Prefeitura lança Plano de Ação Operação Estiagem 2024

A reunião de trabalho ocorreu nesta terça-feira (04/06) no Gabinete, com a presença de órgãos das áreas de contingência e segurança, e empresas do setor produtivo.

O referido ‘Plano de Ação’ descreve orientações e procedimentos a serem seguidos quanto as ações preventivas e de combate a incêndios, durante o período de estiagem, entre os meses de junho e setembro, nos perímetros urbanos e rurais do município de Matão. Tem por objetivo a organização de ações pontuais, onde cada colaborador, atuante nos diversos órgãos, ficará responsável por procedimentos, como por exemplo, o acionamento do Corpo de Bombeiros; da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil; da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Secretaria de Serviços Públicos e Manutenção; Guarda Civil Municipal (GCM) e de empresas do setor produtivo (ex. Usinas da região).

Desde o ano de 2021, quando o atual governo assumiu a administração, a Prefeitura de Matão aderiu ao Sistema Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, nomeada ‘Operação Corta Fogo’, que a partir de 2023, passou a ser chamada de ‘SP SEM FOGO’.

Conforme pontuou o prefeito Cido Ferrari, o município tem feito a sua parte, na garantia das condições necessárias para a implementação de ações preventivas e de combate a incêndios, em áreas verdes, tanto na zona urbana quanto na rural de Matão.

“Por isso investimos em cursos de aperfeiçoamento para os servidores da Defesa Civil, compramos equipamentos de segurança, voltados a proteção individual (EPIs), com o objetivo de potencializar sua atuação e seguimos trabalhando, em apoio ao Corpo de Bombeiros e demais órgãos, buscando evitar a devastação nas matas ciliares”, avaliou o prefeito Cido Ferrari.

Para o Gerente de Proteção e Defesa Civil, Luciano Leite, responsável pela elaboração e apresentação do Plano de Ação, houve um significativo avanço no setor de combate a incêndios nos últimos três anos, sendo que este ano sua equipe está mais preparada para o enfrentamento das contingências climáticas. “Recebemos uma caminhonete com mangueira, para auxiliar o Corpo de Bombeiros, diversos equipamentos de combate e estamos participando de todos os cursos e treinamentos realizados na região e na Capital, em São Paulo”, relatou Luciano.

Estação Meteorológica é instalada na Prefeitura de Matão

Trata-se de um conjunto de sensores que recolhem dados para análise do tempo meteorológico. Como por exemplo a ‘Umidade Relativa do Ar’ (URA). Esses instrumentos medidores são capazes de registrar a temperatura do ar, velocidade e direção do vento, umidade do ar, radiação solar, chuva, pressão atmosférica, entre outras situações variáveis.

“A ideia da Estação Meteorológica é obter dados em tempo real sobre as condições climáticas, o que nos permite gerenciar gatilhos, visando a prevenção de possíveis desastres naturais, que nesta época do ano são as queimadas e no próximo semestre as chuvas. Além das medidas preventivas geram-se históricos das medições climáticas, que auxiliam no planejamento dos Planos de Contingências e de Segurança Pública”, explicou o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Robson Moreira.

Níveis de operação do Plano ‘Umidade Relativa do Ar’ (URA)

A ‘Estação Meteorológica’ possibilita medições exatas sobre as condições climáticas, demarcando as situações a partir das cores e porcentagens de umidade, que seguem o padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS):

– URA até 30% – Verde

– URA de 30 a 20% – Amarelo

– URA de 20 a 12% – Vermelho

Emergência

– URA abaixo de 12% – Preto (situação de desertificação)