Esta semana, a Prefeitura de Matão, através da Secretaria de Obras, Desenvolvimento Urbano, Trânsito, Segurança Pública, Defesa Civil e Habitação, participou da Oficina “Operação Chuvas de Verão” na cidade de Itapetininga, realizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros. O município de Matão foi representado pelo coordenador da Defesa Civil Luciano Gonçalves Leite e Paulo Henrique Bueno, da Guarda Civil Municipal.
“É muito importante que os profissionais façam treinamento e se atualizem para usarem técnicas mais eficientes de combate e prevenção a acidentes, inclusive tenham habilidade para contribuir da melhor maneira possível com o Corpo de Bombeiros diante de situações de calamidade pública”, considerou o prefeito Cido Ferrari.
Tratou-se de um treinamento para capacitar 73 agentes municipais de vários municípios do interior de São Paulo, para atuação em ocorrências típicas das chuvas intensas de verão, principalmente quanto a utilização de motosserras, bote inflável de salvamento e a estabelecer análises de riscos.
Participar do evento é condição para o recebimento de equipamentos novos
Além do aprimoramento profissional oferecido pelo evento, a presença de Matão faz parte de uma das etapas/critérios, estabelecidos pela Resolução CMIL nº 007/610 – CEDEC, de 18 de maio de 2015, para que o município possa ser contemplado com um ‘Kit Operação Verão’, cujos recursos materiais compõe uma lista dos seguintes itens:
02 Pluviômetros manuais;
05 rolos de 200 metros de fita zebrada;
01 rolo de 100 metros de lona plástica;
01 colete caracterizado para uso do coordenador municipal de ‘Proteção e Defesa Civil – COMPDEC’;
01 boné caracterizado para o COMPDEC;
Coletes operacionais para agentes de Defesa Civil (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades);
Bonés operacionais para agentes de Defesa Civil (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades);
Capas de chuva amarelas (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades);
Luvas de raspa (quantidade vinculada à quantidade de agentes, limitada a 10 unidades).