Prefeitura promove ações sustentáveis e comemora o ‘Dia da árvore’ com o ‘Boa Praça’

Prefeitura promove ações sustentáveis e comemora o ‘Dia da árvore’ com o ‘Boa Praça’

Os membros do programa “Boa Praça” participaram, na sexta-feira (16/09), do curso de capacitação para manuseio da compostagem de vegetais, verduras e podas, na Casa Pipa. Essa é a 5ª vez que a Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, em parceria com a Associação Cultural e Ambiental para a Cidadania – ACAC – ONG OCARA, realiza um evento de formação técnica, voltada aos idosos vinculados ao programa.

Sobre a importância da compostagem foi ensinado que, além de contribuir com a melhoria das condições ambientais e da saúde da população, faz diminuir a quantidade de resíduos enviados aos aterros; pode ser uma fonte de renda, pois resulta em adubo ecológico, utilizado no cultivo de alimentos orgânicos e hortas; ajuda na proteção do solo contra a degradação; e outros benefícios.

21 de setembro, ‘Dia da árvore’

Para marcar a semana de comemorações pelo ‘Dia da árvore’, os 50 membros do ‘Boa Praça’, plantaram ipês coloridos em canteiros centrais, parques, praças e jardins espalhados por todo município de Matão. É visível as melhorias realizadas nesses espaços públicos, desde que o programa ‘Boa Praça’ foi retomado e transformado em Lei n° 5500/2021, pelo executivo, ao final do ano passado. Com isso não será mais descontinuado, ainda que mudem as equipes de governos. Agora as praças estão mais bonitas, limpas e cuidadas.

Na quarta-feira (21/09), a Marchesan Implementos Agrícolas/Tatú, fez a doação de 500 mudas de árvores à Prefeitura de Matão, cuja iniciativa o município agradece. De acordo com a assistente social, Marcela Braga e o analista ambiental Fernando José Ricci, esta ação social fará parte do calendário de atividades da empresa para os próximos anos, sempre no ‘Dia da árvore’.

As escolas municipais também plantam mudam de árvores esta semana, doadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Estudantes e professores da E.M. Adelino Bordignon, por exemplo, plantaram 6 ipês.

Ainda conforme a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, essas mudas servirão para o replantio e arborização de canteiros centrais e avenidas do município, incluindo o Distrito Industrial de Silvânia, áreas onde outrora foi plantado, mas por falta de cuidados (irrigação e combate a pragas), morreram.

Compartilhe
Notícias Relacionadas

Vagas PAT Matão

16/04/2024 1) MECÂNICO DE MANUTENÇÃO CURRÍCULO PARA: financeiro@cardimix.com.br ESCOLARIDADE NÃO...

Acesso Rápido

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?