Prefeitura promove capacitação para podadores de árvores e jardineiros

Na manhã de sábado (21), a Prefeitura de Matão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizou o curso “Arborização Urbana: critérios para a execução de podas e Legislação Ambiental” direcionado aos trabalhadores que atuam nos serviços de manutenção e conservação de árvores urbanas. No total, 54 pessoas receberam o certificado e a carteirinha de habilitação, obrigatória para quem deseja atuar no setor de jardinagem e paisagismo.

O prefeito Cido Ferrari esteve na Casa da Cultura para recepcionar os participantes. “Parabenizo aos trabalhadores que estiveram conosco neste dia, afinal, a capacitação é fundamental para todas as áreas. Nosso município é caracterizado por ser uma cidade arborizada, e praticamente todas as casas têm uma área que necessita deste serviço, o que gera uma grande demanda. Além disso, este é um trabalho essencial que nos ajuda a manter uma cidade mais limpa e bonita e a preservar o nosso meio ambiente”, frisou.

Primeiramente, os alunos receberam as orientações sobre normas técnicas de corte e poda, conhecimento sobre o manuseio correto dos equipamentos durante a execução dos trabalhos e demais informações sobre legislação e prestação do serviço seguro e responsável. Em seguida, todos foram direcionados para uma área externa, onde aconteceram as demostrações e o treinamento prático.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Luiz Gonzaga Bussola, a diretora Maria Bellintani Ourique de Carvalho e demais servidores acompanharam as aulas ministradas pela engenheira agrônoma e paisagista, Carla Ogata.