Prefeitura promove participação de Unidades Escolares no programa ‘EcoMatão’

Durante o mês do ‘Meio Ambiente’ (junho) as escolas da rede municipal, desenvolverão atividades remotas que objetivam conscientizar os estudantes e a comunidade escolar sobre a importância do tema, bem como sobre a urgência de sua preservação, através de atividades remotas, como vídeos ilustrativos e ações significativas cotidianas, que podem propiciar uma reflexão crítica sobre a influência do ser humano no meio em que o cerca.

A participação das Unidades Escolares, é uma entre as estratégias de educação ambiental, do programa ‘EcoMatão’, que realiza várias ações ligadas aos cuidados com o meio ambiente, também em outros setores. “Esperamos que essas crianças e adolescentes multipliquem com seus pais e familiares, os conhecimentos ensinados pelos professores, sobre esse tão importante tema, que é a preservação do meio ambiente e assim possamos melhorar as condições de vida de todos”, reforçou o prefeito Cido Ferrari.

Neste período, estudantes do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental poderão assistir ao curta-metragem intitulado ‘Como cuidar do meio ambiente? 10 dicas para cuidar do meio ambiente’, através do Link: https://youtu.be/Ekbd_hSQOhc

Segundo Andréa A. Andreatti de Moraes, Diretora da Divisão do Ensino Fundamental I, “tanto as professoras quanto as crianças, receberam a proposta com entusiasmo e já estão pondo em prática, ideias bastante criativas”.

Neste mesmo sentido, foi disponibilizado aos estudantes do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental, outro curta-metragem, intitulado ‘Money’, da WWF Brasil (Organização voltada ao combate a degradação socioambiental), através do Link: https://youtu.be/hwQJpNqZPzo

“O tema central (trama) do curta ‘Money’ é a exploração dos recursos naturais de forma insustentável pelo homem e ao assistir esta narrativa, os adolescentes refletem sobre o fato de que as ações negativas, ainda que isoladas, podem dar início a um efeito drasticamente impactante sobre o ‘Planeta Terra’”, explica Michela S. Adriani Alves, Diretora de Divisão do Ensino Fundamental II e Médio.

Depois de assistirem aos documentários, os estudantes são desafiados a reflexão crítica e finalizam com uma criação prática sobre o tema ‘Meio Ambiente’, que podem ser:

– Ilustração sobre o vídeo e o tema;

– Construção de brinquedos com materiais recicláveis (pião, peteca, pé de lata, cavalinho com cabo de vassoura, aranha e outros). Cuidar para que usem materiais disponíveis em casa;

– Frases, como se fossem pequenos depoimentos sobre suas ações ambientais cotidianas (nas residências);

– Relatos de como praticam o cuidado com a natureza em casa. Ex. Molhar a plantinha, separar o lixo, não jogar lixo na rua, economia de água e energia e outras ações;

– Pesquisa (simples) sobre alguns temas pertinentes ao Município de Matão. Temas sugeridos para pesquisa foram:

* Cooperativas de reciclagem e coleta seletiva no bairro do aluno;

* Coleta de resíduos (lixo doméstico) e sua destinação final (Qual o local correto para o descarte desses resíduos?).