Prefeitura realiza eleição em ‘Assembleia’ para definição do novo Conselho Municipal do Meio Ambiente

Na quarta-feira (17), a Prefeitura através da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, realizou eleição para definição da Diretoria do Conselho Municipal de Meio Ambiente – CMMA, que é composto por representantes do poder público e da sociedade civil, de forma paritária. O evento ocorreu no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Matão e reuniu a ‘Assembleia’, definida em eventos anteriores, bem como outros membros da sociedade civil, representantes de entidades, instituições, clubes de serviços e empresas de Matão, sendo eleitos: Luiz Gonzaga Bussola, para presidente; Everaldo Dias Donato, engenheiro da Baldan Implementos Agrícolas, para vice-presidente e Maria Belintani Ourique de Carvalho, para secretária.

“O novo ‘Conselho’ deve enfrentar o desafio de apoiar o município a dar continuidade aos projetos que visam a melhoria do meio ambiente, como é o caso do ‘Matão Mais Verde’ e isso só será possível com o apoio da sociedade civil e das empresas, pois precisamos de boa quantidade de pessoas envolvidas e responsáveis pelos plantios de árvores e ainda com conhecimento técnico nas áreas de preservação e sustentabilidade”, avaliou o prefeito, Cido Ferrari.

Também fizeram parte da pauta da reunião as aprovações do Regimento Interno e do calendário de reuniões, para as quais foi sugerido a inclusão da possibilidade das reuniões ocorrerem de forma remota (caso necessário) e sempre as terças-feiras, da segunda semana de cada mês.

Finalizadas as votações, a diretora do Meio Ambiente Maria Belintani Ourique de Carvalho, mediou as inferências (falas) sobre os vários problemas enfrentados e as possíveis soluções: para a falta de pessoal, infraestrutura e equipamentos, foi dado a ideia, por parte dos professores representantes do IFSP, de criar um projeto de extensão universitária, para que os estudantes, durante as aulas de agronomia, sejam direcionados a participarem do plantio e acompanhamento das 1.561 árvores, que deverão ser plantadas, através do programa ‘Matão Mais Verde’, que estabelece um plantio para cada criança nascida no município de 2020 até agora.

O Vice-presidente eleito Everaldo Dias Donato (engenheiro da Baldan) comprometeu-se em angariar parcerias, junto a empresas que dispõe de máquinas e outros equipamentos, para que disponibilizem ao programa recursos técnicos e pessoal.

Ainda durante o evento o presidente eleito, também secretário do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos, Luiz Gonzaga Bussola, propôs que os presentes expusessem suas ideias para o enfrentamento dos primeiros desafios do Conselho, sendo: organizar uma agenda de trabalho a se iniciar no dia 14 de dezembro deste ano, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP – Polo de Matão), quando na oportunidade será traçado um plano de ação para 2022.

Um dos idealizadores do ‘Matão Mais Verde’, Antonio Carlos Bandelli, lembrou que desde 1º/06/2006 até 31/01/2020, o programa plantou mais de 22 mil mudas de árvores em homenagem as crianças nascidas no município. Com o advento da pandemia houve interrupção dos trabalhos e por isso há que se plantar 1.561 mudas, em atraso.

Os interessados em participar das reuniões do Conselho do Meio Ambiente podem entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos através do telefone (16) 3383-4060.